Arte Urbana e Grafite na cidade de São Paulo – Projeto #MoradorTurista

A cidade de São Paulo pode ser considerada uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, devido ao grande número de painéis e muros grafitados. O termo Grafite vem do italiano Graffiti, foi introduzido no Brasil no final da década de 1970 e denomina os desenhos feitos em muros, ruas e edifícios.  O grafite brasileiro é muito conhecido considerado um dos melhores do mundo.

No post deste mês do projeto “Morador Turista”, vou mostrar alguns lugares onde é possível apreciar arte urbana e grafites em São Paulo.


Beco do Batman

Beco do Batman. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

Localizado na Vila Madalena, o Beco do Batman leva este nome por causa de um desenho deste personagem dos quadrinhos, encontrado na década de 1980. Depois disso o local passou a ser desenhado por diversos artistas, até ter suas paredes totalmente pintadas.

Beco do Batman. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Beco do Batman. Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

O local se tornou um ponto turístico importante da cidade de São Paulo, recebendo diariamente muitos amantes de arte urbana. É muito comum encontrar também profissionais realizando ensaios fotográficos, e até mesmo a imprensa nacional e internacional realizando filmagens para reportagens e documentários.

Beco do Batman. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Local: entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena.

Estação mais próxima: Sumaré – Linha verde do metrô


Bairro da Mooca

Arte de rua na Mooca. Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

O tradicional bairro da Mooca vem ganhando uma nova identidade, com um projeto chamado Distrito Mooca. O projeto é idealizado pelo Tatá, aquele do reality show Low Rider Brasil. A ideia é transformar os antigos armazéns e galpões desativados em galerias de arte, barbearias, lojas de antiguidades, restaurantes e estúdios de tatuagens. Algo bem parecido com o que aconteceu em Wynwood, um bairro industrial de Miami nos Estados Unidos.

Arte de rua na Mooca. Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Muros grafitados na Mooca. Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

A ideia principal do projeto é revitalizar as áreas abandonadas do bairro e assim transformá-lo em mais uma opção de ponto turístico de São Paulo.

Distrito Mooca. Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Distrito Mooca. Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Grafite na Mooca. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

Local: diversas ruas da Mooca.

Estação mais próxima: Juventus/Mooca – Linha Turquesa da CPTM


Rua Oscar Freire

Grafite na Rua Oscar Freire. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

A glamorosa rua Oscar Freire também possui diversos grafites que valem a pena contemplar. Um dos que mais gosto é o “EinsteinGenial é andar de bike”, do artista Eduardo Kobra. O painel possui 15 m x 7 m, e retrata o famoso cientista Albert Einstein em uma bicicleta, onde leva uma pequena placa com a mensagem “S2 = eu e vc²”. 

“Genial é andar de bike”, obra de Eduardo Kobra. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias
Mais algumas belas imagens que você pode admirar na Rua Oscar Freire.
Mais um painel do artista Eduardo Kobra. Foto. ACMF / Blog Tirando Férias

 

Frida Kahlo retratada em um grande paínel na Rua Oscar Freire. Foto: ACMF / Blog Tirando Férias
Local: rua Oscar Freire, no quarteirão próximo a rua Bela Cintra.
Estação mais próxima: Paulista – Linha amarela do metrô

Se você gosta de Arte Urbana recomendo fazer um roteiro específico, que passa por vários outros locais  artísticos da cidade como por exemplo: Museu Aberto de Arte Urbana, Igreja do Calvário, Túnel da Paulista, Liberdade (Rua Galvão Bueno; Rua da Glória), Muro do Cambuci, Galeria Choque Cultural, Museu de Arte de São Paulo (MASP), etc. Saiba mais no site www.cidadedesaopaulo.com


O post do mês de abril vai foi ar excepcionalmente no dia 17, devido ao feriado de Páscoa.

No projeto “Morador Turista”, diversos blogueiros mostram o que há de melhor nas suas cidades. O projeto é uma iniciativa da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), entidade da qual faço parte. Serão vários posts, de diversas cidades no Brasil e no mundo. Aqui no blog Tirando Férias, os posts da série “Morador Turista” serão publicados no dia 15 de cada mês.

Acompanhe o projeto também nas redes sociais. Basta fazer a busca pela hashtag #moradorturista .




Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

2 comentários em “Arte Urbana e Grafite na cidade de São Paulo – Projeto #MoradorTurista

  • 17 de abril de 2017 em 20:27
    Permalink

    Isto muito me interessa também (além dos achados arqueológicos). Existem lugares aqui, (“eixo Recife – Olinda”) onde há arte de rua, grafitte e stencils. Eu já fiz um post no Reverso descendo uma das principais ruas do Centro Histórico da cidade e até me perguntaram se eu iria catalogar as obras, mas não, foi só pra mostrar mesmo, que existem os ateliês e aquelas artes que estão nas ruas.Mas isto aí parece muitíssimo maior, feita em espaços mais amplos e altos.
    Grafitti é algo que eu gostaria de ter aprendido. Tenho conhecidos que trabalham com isso. Mas ainda não aconteceu.
    Se eu for mesmo em SP em setembro, esse beco do Batman me chama muito a atenção, quero ver com as minhas próprias lentes. O genro da dona da casa pra onde a gente talvez vai já disse que eu fizesse um roteiro e discutiríamos a viabilidade de se concretizar a ida a cada ponto. No caso de eu ir mesmo.
    Espero mesmo que role.

    Resposta
    • 18 de abril de 2017 em 10:43
      Permalink

      Espero que dê tudo certo e você venha mesmo em setembro! Faça um esforço para incluir a visita ao Beco do Batman e também ao Beco do Aprendiz que é bem próximo. Você vai gostar bastante!

      Resposta

Deixe uma resposta