Atividades gratuitas para curtir o feriado em comemoração aos 463 anos de São Paulo

A cidade de São Paulo vai completar 463 anos amanhã,  25 de janeiro de 2017.  A capital faz aniversário e nós ganhamos presentes! Então vamos aproveitar a programação cultural com atividades gratuitas,  para curtir o feriado e comemorar mais um ano da “Terra da Garoa”.


Mercado Municipal de São Paulo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O famoso Mercadão, vai oferecer uma programação musical com clássicos paulistas. Não é necessário retirar ingressos antecipadamente.

  • 11h – Roda de Choro  com o Clube do Choro de SP
  • 13h – Osvaldinho da Cuíca
  • 15h – Demônios da Garoa

Endereço:

Rua da Cantareira, 306

Centro – São Paulo


Theatro Municipal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  • A mostra “Do Traço ao Palco” trata do processo criativo nas diferentes etapas da concepção de um espetáculo, inspirados em situações de bastidores e nos croquis de cenografia e figurino do Acervo do Theatro Municipal. Das 10h às 20h. Entrada Franca.

 

  • O grupo Barbatuques lança Ayú, seu quarto disco, com canções e músicas instrumentais que exploram a fonética, assim como aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos. Para comemorar o aniversário de São Paulo, o grupo vai fazer esse lançamento ao lado da cantora e violonista BADI ASSAD, que vai dividir o palco com eles. Evento gratuito, mas é necessário retirar os ingressos 2 horas antes do espetáculo.

 

Endereço:

Praça Ramos de Azevedo, s/n

Centro – São Paulo


Memorial da América Latina

Foto: AMF / Blog Tirando Férias
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

O programa Talentos do Memorial, abre espaço para que cantores e cantoras solos, duplas e bandas de diferentes estilos musicais, mostrem seus talentos e divulguem seus trabalhos. Além dos shows aos vivo, terá festival de Pastel e Cerveja Artesanal e exposições. O palco ficará montado na Praça da Sombra, estrategicamente posicionado no meio do festival gastronômico. Entrada franca. Confira a programação:

  • 11h – Silvia Nicolatto
  • 13h – Banda Jolt
  • 15h – Nenê de Vila Matilde
  • 17h – Step’n Soul
  • 18h30 – Verdecaffé 

 

Endereço:

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664

Barra Funda, São Paulo


Centro Cultural de São Paulo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

  • 14h – Teatro – Bichos do Brasil. O espetáculo é composto de 15 esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical, sendo também uma tentativa de manter viva a presença de nossos animais no imaginário popular. Afinal, eles exercem influência como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros. Entrada franca, sem necessidade de retirada de ingresso.

 

  • 15h – Cinema – O que as crianças dizem – O reino dos gatos. Após salvar um gato de ser atropelado, Haru, uma menina preguiçosa e que sempre se atrasa para a escola, recebe a visita do rei dos gatos. Ele a convida para conhecer seu reino, onde os animais falam e se comportam como seres humanos. Entrada franca. Retirar ingressos 1 hora antes da sessão.

 

  • 15h – Teatro – Chiquita Bacana no reino das bananas. O texto retrata o absurdo de uma menina estar sendo acusada de ter comido uma banana no Reino das bananas. A história se passa em um país comandado pelo Rei Leonino, onde os outros animais estão perdendo suas funções sociais. Os espectadores poderão decidir o que irá acontecer no final. Entrada franca. Retirar os ingressos na bilheteria a partir das 13h30.

 

  • 17h – Música – Filipe Catto canta Cássia Eller. Entrada franca. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência.

Endereço:

Rua Vergueiro, 1000

Vila Mariana – São Paulo


Teatro Arthur Azevedo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Berenices, um espetáculo que utiliza as linguagens do teatro de animação e das máscaras para narrar a saga da pequena Berenice e seu encontro consigo mesma e com o mundo. Entrada franca. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

Endereço:

Avenida Paes de Barros, 955

Mooca – São Paulo


Biblioteca Mário de Andrade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Grandes atores, grandes textos” – A Biblioteca Mário de Andrade recebe uma série de monólogos importantes para a literatura brasileira.

A convite da Secretaria Municipal de Cultura, vários atores vão selecionar obras teatrais que sempre quiseram encenar ou que marcaram suas respectivas carreiras e as apresentarão no auditório, em forma de leitura dramática. Ao final de cada sessão, acontecerá um bate-papo com o público. Confira a programação:

 

  • 15h –  Regina Duarte
  • 16h – Pascoal da Conceição
  • 17h – Juca de Oliveira
  • 18h – Bárbara Paz
  • 19h Fúlvio Stefanini

 

O evento será realizado a partir das 15h no auditório da biblioteca. Cada apresentação tem duração de 45 minutos e os ingressos deverão ser retirados 1h antes. Entrada franca, sem restrição de idade.

Endereço:

R. da Consolação, 94 

Consolação, São Paulo


Itaú Cultural

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Santos Dumont na coleção Brasiliana Itaú – A exposição interativa reúne 600 fotos, croquis, audiovisuais, documentos e também uma réplica da aeronave Demoisielle, em tamanho natural. Horario: das 9h as 20h. Entrada Franca.

Endereço:

Avenida Paulista 149

São Paulo – SP


Casa das Rosas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

  • 17h – EXISTE POESIA EM SP – Lançamento da Antologia TranSPassar – Organizada por Carlos Felipe Moisés e Victor Del Franco, pela editora do Sesi, reúne poemas sobre as ruas da cidade, com depoimentos dos poetas participantes. Como parte da comemoração do aniversário de São Paulo, haverá leitura de alguns dos textos.

 

  • 20h – EXIBIÇÃO DE SÃO PAULO, SIMPHONIA DA METRÓPOLE (1929) COM TRILHA MUSICAL AO VIVO – Exibição especial do filme São Paulo, Simphonia da Metrópole, que mostra um dia na cidade no ano de 1929, com trilha musical ao vivo elaborada e executada pelo reconhecido maestro e compositor Livio Tragtenberg.

 

Endereço:

Av. Paulista, 37

Bela Vista, São Paulo


Assista ao vídeo sobre São Paulo: 

 





Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

Deixe uma resposta