ATX – Experiência em Treinamento para Astronautas

ATX , sigla em inglês de “Astronaut Training Experience”, é um treinamento que simula as experiências utilizadas para preparar os astronautas para as missões espaciais.

O treinamento inclui simulação de voo espacial, simulação de missão espacial, instrutores e astronautas veteranos na NASA, lanches e bebidas, camiseta do programa e certificado de participação. A idade mínima é 14 anos, sendo também necessário falar inglês para participar.


ATX
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

ATX
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Vamos aos detalhes.

O treinamento tem duração de aproximadamente 5 horas.  Tem início as 9h, porém é preciso chegar 1 hora antes para o check-in. No check-in o participante vai receber a camiseta do treinamento, o crachá e o material impresso.

Depois o participante é encaminhado a um tipo de vestiário onde existem armários com chave. Lá você vai guardar seus objetos pessoais e vestir a camiseta do treinamento.


Treinamento_atx_nasa (4)
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

Treinamento_atx_nasa (1)
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

Treinamento_atx_nasa (2)
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

O valor pago pelo treinamento também te dá direito a visitar o Kennedy Space Center Visitor Complex. Você recebe o ingresso juntamente com o material no check-in. O ingresso tem validade de 1 semana após a data do treinamento ATX.

Eu recomendo voltar outro dia, pois após o treinamento geralmente os participantes ficam cansados. Claro que tudo vai depender da sua disponibilidade de tempo. Voltando em outro dia o passeio vai render muito mais e você poderá aproveitar melhor as atrações.


Treinamento_atx_nasa (3)
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 


Após guardar os objetos pessoais e vestir a camisa do programa, os participantes tem uma pequena introdução das atividades que serão realizadas. São dadas orientações gerais e nesta hora você pode tirar suas dúvidas.

A primeira atividade é uma palestra com um astronauta experiente. Antes do início da palestra ele posa para fotos com todos os participantes e entrega uma foto autografada de uma missão do passado.


ATX
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Treinamento_atx_nasa (6)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

 


Frederick D. Gregory é ex-piloto da força aérea dos Estados Unidos, engenheiro militar, piloto de testes e astronauta da NASA. Durante o período em que era piloto da força aérea, voou em 550 missões de resgate do combate no Vietnã. Participou de 3 missões espaciais, sendo uma delas para fazer reparos no telescópio Hubble.

A próxima atividade é a pilotagem manual para pouso de um ônibus espacial. O grupo é separado e duplas onde um será o piloto e o outro o comandante. Depois é realizada uma visita ao simulador do ônibus espacial Atlantis.


ATX
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

ATX
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Na próxima foto o deck de armazenamento de comida, roupas, etc, que fica no compartimento inferior do ônibus espacial.


ATX 4 (8)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

No deck superior está a cabine do piloto.


ATX 4 (10)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

 


ATX 4 (9)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

A saída é feita por uma  de câmara de descompressão que dá acesso a área de carga do ônibus espacial.


ATX
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

 


A próxima atividade é uma simulação de gravidade zero. Os participantes são presos por cabos de tal forma que tem a impressão de pesar bem menos. Assim é possível subir por uma grade fazendo pouquíssimo esforço, usando um dedo se quiser.


ATX
Foto: NASA Divulgação

ATX
Foto: NASA Divulgação

 


A próxima atividade é a mais radical. Um giroscópio, um tipo de simulador de vários eixos, que se movimenta em todas as direções dando voltas de 360°. A sensação é de uma nave que perdeu o controle.

Durante todo o tempo o instrutor fica fazendo perguntas básicas para assegurar que o participante está consciente. Por isso um dos requisitos básicos para participar do treinamento é falar inglês. Veja no vídeo abaixo:


 

O treinamento termina com uma simulação de controle da missão. Os participantes são divididos em dois grupos: os astronautas que vão ao espaço e os especialistas do controle em terra. A cada participante é atribuído um papel específico na missão. Para tanto é feito um sorteio para saber quem vai ser o comandante, piloto, especialistas, etc. A sala é equipada de forma bastante realista para garantir o sucesso da experiência.


ATX (19)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Para encerrar os participantes se reúnem com os astronautas e instrutores e discutem o que acharam do treinamento, compartilhando experiências e tirando dúvidas. Cada participante recebe um certificado de participação.


ATX (22)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Treinamento_atx_nasa (5)
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Durante todo o período do treinamento tem água, sucos, donuts, croissants, salgadinhos, entre outras guloseimas de cortesia aos participantes. Como o treinamento dura cerca de 5 horas, é preciso recarregar as baterias!

 


Informações Importantes:

  • A atividade não é recomendada para pessoas com problemas na coluna;

 

  • Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto;

 

  • O ideal é fazer a reserva com 48 horas de antecedência;

 

  • No momento da reserva, informe o tamanho da sua camiseta;

 

  • O valor do ingresso que inclui o treinamento + visita ao Kennedy Space Center é 176 dólares.

 


Nós compramos o ingresso pelo telefone. Você escolhe a data e passa os dados do cartão de crédito. No dia marcado é comparecer na recepção do treinamento e informar seu nome. Se tiver dificuldade com o inglês solicite um atendente que fale português. A compra é super tranquila e segura.

O telefone para informações e compra de ingressos é  866 737 5235.

Se preferir acesse o site do Kennedy Space Center clicando aqui .


Como eu tenho problemas de coluna, tive que ficar de fora desta… 😥 Me restou servir de motorista particular rsrs.


NASA

________________

Colaborador deste post: Carlos Alan Freitas




Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

10 comentários em “ATX – Experiência em Treinamento para Astronautas

  • 4 de novembro de 2016 em 14:49
    Permalink

    Ola Alessandra, tudo bem?
    Nossa achei bem interessante o seu post. Não sabia desse treinamento.
    Com certeza a dica está anotada para minha próxima viagem.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjos
    Thais – Blog Love and Travel

    Resposta
  • 4 de novembro de 2016 em 23:17
    Permalink

    Eu querooooo! Muito show! Fantástico! Tem coisas que são legais mas isso é SUPER legal! Parabéns pelo post e já está na minha lista de desejos rsrs

    Resposta
  • 5 de novembro de 2016 em 08:55
    Permalink

    Que demais, uma experiência bem legal, visitei o Museu da Cosmonáutica em Moscou e pirei com estas coisas! Muito interessante mesmo!

    Resposta
  • 5 de novembro de 2016 em 09:07
    Permalink

    Que experiência incrível!! Quem nunca sonhou em ser um astronauta? hahah Não sabia que era possivel fazer esse treinamento, eu acho demais!

    Resposta
  • 5 de novembro de 2016 em 21:16
    Permalink

    Que máximo! Aqui em casa já vi que teria voluntários muito interessados nessa atividade!

    Resposta
  • 6 de novembro de 2016 em 14:38
    Permalink

    Gente, que incrível esse treinamento, nunca tinha visto alguém que tivesse feito! O simulador de gravidade 0 é a minha maior curiosidade, não imaginava que era feito com cabos, muito legal!

    Resposta
  • 6 de novembro de 2016 em 17:00
    Permalink

    Que interessante este treinamento! Pretendo fazer um dia!

    Resposta
  • 6 de novembro de 2016 em 17:08
    Permalink

    Que demais isso gente!!!! Eu nem sabia que poderia um dia fazer um treinamento assim!!! Amei, super post!

    Resposta

Deixe uma resposta