A encantadora cidade de Campos do Jordão

Popularmente conhecida como  “Suiça Brasileira”,  a cidade de Campos do Jordão está localizada no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira. Com 1628 metros de altitude, é considerada uma das cidades mais altas do Brasil. 

Campos do Jordão possui uma natureza bela e exuberante e seu clima diferenciado faz com que seja considerada uma estância climática internacionalmente reconhecida. 

Campos do Jordão fica a 173 km de distância da cidade de São Paulo, sendo possível chegar via Rod. Ayrton Senna da Silva , Rod. Governador Carvalho Pinto e BR-38. O percurso de carro tem duração média de 2 horas.

Agora vou falar da cidade e das principais atrações que ela oferece.

 
Capivari
 

Capivari é o bairro mais famoso de Campos do Jordão. Possui prédios com arquitetura europeia, além de diversos cafés, bares e sofisticados restaurantes. 

Na temporada de inverno e em alguns feriados, é possível apreciar apresentações culturais na Praça São Benedito. O bairro também oferece diversas opções de lojas com produtos tradicionais de Campos do Jordão como por exemplo malhas, artesanato, souvenirs e chocolates. 

Em Capivari também está o Shopping Pátio Paris, um lugar muito agradável com uma praça gourmet onde você pode se sentar ao ar livre e apreciar diversos pratos típicos da montanha.

No Parque da Estrada de Ferro existe um belo lago e é um lugar perfeito para um passeio em família enquanto se aprecia o agradável clima da cidade.

 

Neste parque também se encontra o famoso teleférico que liga a Vila Capivari ao Morro do Elefante, através de um passeio muito divertido com cadeiras presas em cabos de aço.

 

Como o dia estava lindo, todos queriam aproveitar para fazer o passeio. Ficamos cerca de 50 minutos na fila do teleférico. 
Se você não quiser enfrentar a fila do teleférico, também é possível chegar ao Morro do Elefante pela estrada. 
 

 

 



Morro do ElefanteO Morro do Elefante é um dos principais pontos turísticos da cidade. Seu nome tem origem na formação da montanha, que de longe se parece com o contorno de um elefante. No local também se encontra a sede do poder executivo

Lá de cima é possível ter uma magnífica visão panorâmica da cidade.

Como já disse anteriormente, o acesso ao Morro do Elefante pode ser feito de duas maneiras: pelo teleférico e pela estrada. 
O teleférico é mais rápido e a forma mais tradicional. Mas se for de carro, aproveite para apreciar as lindas casas, jardins e a bela vista durante o percurso.

Cervejaria Baden Baden 

Fundada em 1999, a Cervejaria Baden Baden é responsável pela fabricação de cervejas artesanais, com sabor, corpo e aroma diferenciados.

É possível visitar a Cervejaria, com agendamento prévio. No fim do passeio você pode passar na loja  e adquirir produtos como taças, camisetas e claro, as cervejas!
A entrada custa 10 reais.

Comprei um kit bem legal com a cerveja de Chocolate e uma taça personalizada para acompanhar.

Para mais informações clique aqui.

A noite em Campos do Jordão 

O ponto de encontro para que quer curtir a badalada noite de Campos do Jordão é em frente ao Boulevard Geneve.  Seja para uma noite romântica ou para paquerar, lá é possível encontrar pessoas de todas as idades.

Um dos lugares mais disputados é a famosa Choperia Baden Baden (que foi tema de outro post clique aqui para ler). Mesmo em dias frios, as mesas são bastantes disputadas.

E por falar em frio, durante nossa visita a Campos do Jordão, a temperatura média durante a noite era 12ºC. 



No meio da aglomeração de pessoas, sempre tem promoters de casas noturnas tentando atrair público. 

Algumas opções para curtir a balada são: Fire Up Bar, Disco Campos, Kiss e Fly, Winter Lounge, entre outras.

Ducha de Prata 

Localizada na Vila Inglesa, a Ducha de Prata é formada por várias duchas artificiais com águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. 

As plataformas de madeira podem ser utilizadas para banhos, mas se você não gosta de água fria, pode aproveitar o passeio apreciando a natureza.

Passeio de Bondinho

A estrada de ferro de Campos do Jordão já foi muito importante no passado, quando levava as pessoas com problemas respiratórios que buscavam a cura através do clima das montanhas. 

Atualmente a estrada de ferro é uma boa opção para um passeio turístico na região. 
Você pode fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia ou seguir até Santo Antonio do Pinhal passando por lugares de natureza virgem onde o acesso só é possível através da estrada de ferro.

Campos do Jordão é uma cidade muito linda e acolhedora. Andar pelas ruas e apreciar suas belas casas e jardins já é um passeio gratificante. 

Espero que que gostem do post. Fiquem a vontade para comentar ou enviar perguntas. Será um prazer responder!

Fique de olho:

  • Para você que mora em São Paulo, voltar para casa no domingo a tarde significa enfrentar um trânsito muito intenso. Nossa viagem de volta demorou mais que o dobro da ida. Se puder, opte por horários ou dias alternativos.
  • Leve roupas de frio e de calor. As temperaturas variam muito entre o dia e a noite. 
  • Para aproveitar melhor sua estadia, opte por hotéis ou pousadas com piscina aquecida. É um conforto que vale a pena. 
 

Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

2 comentários em “A encantadora cidade de Campos do Jordão

  • 20 de janeiro de 2017 em 19:42
    Permalink

    Campos do Jordão é uma graça. Uma pena ser tão longe pra gente, se não iria mais vezes. Adorei Suas dicas

    Resposta
    • 2 de fevereiro de 2017 em 14:36
      Permalink

      É uma cidade muito linda e aconchegante! Quando vou para lá, não quero mais voltar! Obrigada por visitar o blog 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta