Visita ao Reichstag, a cúpula do Parlamento Alemão

Reichstag é o nome do prédio onde são realizados os trabalhos do Parlamento Alemão, chamado de Bundestag. Um dos passeios mais interessantes para se fazer em Berlim, é a visita a cúpula de vidro do Reichstag.

 

Reichstag_berlim

Bundestag_berlim

O prédio em estilo neorrenascentista foi projetado por Paul Wallot. A construção se iniciou em 1884 e foi custeada com a indenização de guerra, paga pelos franceses.

Na fachada do Reichstag está escrita a seguinte inscrição: Dem Deutschen Volke, que significa “Ao Povo Alemão”.

 

Reichstag_berlim

 

Acontecimentos históricos

O prédio foi palco de muitos acontecimentos. Da sacada do Reichstag, foi proclamada a Republica de Weimar. Recebeu este nome por causa da cidade de Weimar, onde em 1919 foi realizada a Assembleia Nacional Constituinte e aprovada a nova Constituição da República.

Em 1933 um incêndio destruiu parte do Reichstag.  Adolph Hitler, que na época era Chanceler Alemão, foi um dos primeiros a chegar ao local, culpando os comunistas pelo ocorrido. Se aproveitando da situação, Hitler influenciou o então presidente Paul Von Hindenburg, a declarar estado de emergência. Em seguida foi instituído o Decreto do incêndio do Reichstag, que derrubou a maioria dos direitos garantidos pela Constituição de 1919.

Com o início da Segunda Guerra o Reichstag sofreu bombardeios e ficou bastante danificado.

Reichstag_after_the_allied_bombing_of_Berlin
Fonte: Collections of the Imperial War Museums – Domínio público

 

Após a construção do Muro de Berlim, o Reichstag ficou do lado ocidental. Em 1999, após a reunificação, o edifício voltou a ser sede do parlamento alemão.

Hoje é possível ver a marca onde antes havia o muro. A próxima foto, retirada do livro “Deutscher Bundestag – Un recorrido por el Parlamento y sus edificios”, retrata a época da Guerra Fria, com o muro dividindo Berlim.

Fonte: Un recorrido por el Parlmento y sus edificios. Pag. 48
Fonte: Un recorrido por el Parlmento y sus edificios. Pag. 48

 

Eu tentei tirar uma foto no mesmo ângulo que a anterior, mas devido ao fluxo intenso de carros passando, não foi possível. Sinalizei com uma seta, para que vocês vejam a marca por onde passava o muro.

 

Reichstag_berlim

 

A cúpula do Reichstag

 

Uma cúpula de vidro fazia parte do antigo prédio, mas depois da destruição sofrida, a cúpula e diversos ornamentos começaram ser retirados do Reichstag.

Na próxima foto, o Reichstag quando ficou pronto em 1894, com a cúpula de vidro original.

Fonte: Wikipédia - Autor desconhecido
Fonte: Wikipédia – Autor desconhecido

 

A última fase da reconstrução do Reichstag começou em 1995 com projeto totalmente sustentável de Norman Foster. Foi construída uma moderna cúpula elíptica de onde se tem uma visão deslumbrante de Berlim.

Reichstag_berlim

Reichstag_berlim

 

Visitando a cúpula do Reichstag

 

A visita a cúpula do Reichstag é um passeio imperdível em Berlim. Na minha opinião a visita deve ser feita logo no primeiro dia, pois lá de cima você tem uma visão panorâmica da cidade e já consegue visualizar os principais pontos turísticos. Depois fica bem mais fácil se localizar.

Quando o visitante chega ao Raichstag, deve mostrar o comprovante de agendamento e passaporte. Depois de bolsas e mochilas serão revistadas, todos passam por um detector de metais. Feito o procedimento de segurança é só se dirigir a entrada do imponente Reichstag.

Reichstag_berlim

Bundestag_berlim

Reichstag_berlim

Os visitantes entram em um grande elevador que os leva até a entrada da cúpula. Antes de entrar na cúpula, você deverá pegar o seu áudio guia,  no idioma desejado. Tem em português! 😀 

Você não precisa apertar nenhum botão. O dispositivo possui sistema GPS e conforme você vai andando, ele vai falando e te orientando para onde ir e onde parar. O aparelho vai pendurado no pescoço e o fone é colocado na orelha. Veja na próxima foto.

Reichstag_berlim

Bundestag_berlim

 

Antes de entrar na cúpula, aproveite para fazer lindas fotos. A paisagem é espetacular!

Reichstag_berlim

Ao entrar na cúpula de vidro, o visitante se deslumbra com a arquitetura futurista do local. De lá também se tem a visão de todos os lados de Berlim. 

Reichstag_berlim

Reichstag_berlim Reichstag_berlim

A sessão plenária acontece logo abaixo da cúpula. Dependendo do horário da visita dá para enxergar o local onde os parlamentares trabalham. No horário da nossa visita, a luz não permitiu a visão.

Reichstag_berlim Reichstag_berlim

No topo da cúpula existe uma abertura, de onde é possível admirar o céu. Aproveite para curtir o momento e relaxar no final da sua visita.

Reichstag_berlim Reichstag_berlim

Um grande banco circular está disponível para o visitantes. Para fechar o passeio com chave de ouro, meu marido e eu aproveitamos para relaxar na companhia dos nossos amigos Edy e Daniel, velhos conhecidos aqui do blog.

Reichstag_berlim

Agendando a visita

A visita é gratuita, mas deve ser agendada com antecedência no site https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest.jsf?lang=en.

No momento do agendamento você deverá inserir o nome de todas as pessoas que vão juntas, podendo escolher até 3 datas e horários diferentes. Você vai imprimir um comprovante com o nome do responsável pelo agendamento, o número de visitantes e as opções de horários escolhidas. Veja o exemplo:

Bundestag_berlim

Para grupos de no mínimo 10 pessoas, é possível agendar uma visita guiada em português. Mas não se preocupe se o número de pessoas for inferior.

Como eu comentei, logo que chegar no Reichstag, você receberá um áudio guia em português, com GPS. Você vai ouvir as orientações para onde deve andar e onde deve parar e também vai ouvir todas as explicações. Nós usamos este tipo de recurso e foi excelente. Não ficamos com nenhuma dúvida.

 

Fique de olho:

  • Se possível agende sua visita para próximo do horário do pôr do sol. Assistir ao pôr do sol do alto da cúpula do Reichstag é uma experiência incrível.

 

  • Não é permitido entrar sem passaporte. Fique atento.

 

  • Só para lembrar: Reichstag é o nome do prédio e Bundestag é o nome do Parlamento Alemão. Não faça confusão, como eu…  😯 

 

 

Endereço:

Platz der Republik 1, Mitte

Berlim, Alemanha

 

Como chegar de transporte público:

S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor; Linhas S5, S7, estação Hauptbahnhof

U-Bahn: Linha U55, estação  Bundestag

Ônibus: Linha TXL, parada S+U Brandenburger Tor; Linha 100, parada Reichstag/Bundestag

 



Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.