Travessia de Veneza a Santos a bordo do MSC Preziosa

Anteriormente escrevi sobre a experiência de sair do Brasil e ir até a Itália em um cruzeiro de travessia. (Leia aqui: De Santos a Veneza a bordo do MSC Preziosa).

No post de hoje vou falar sobre a viagem contrária, ou seja, saindo da Itália e voltando para o Brasil.

 

MSC_Preziosa

 

Para quem ainda não sabe a diferença entre um cruzeiro comum e uma travessia, no cruzeiro comum você sai e chega no mesmo lugar, por exemplo: Santos, Cabo Frio, Ilha Bela, Santos. As travessias ocorrem quando os navios vem da Europa para o Brasil, geralmente entre outubro e novembro e quando eles voltam para a Europa, entre março e abril.

As travessias são chamadas de Grand Voyages pela MSC.

Então trata-se de uma viagem só de ida ou só de volta. Sendo assim, se você embarcar no Brasil, deverá voltar de avião e se for embarcar na Europa, deverá ir de avião. 

Nosso embarque em Veneza era no dia 08 de novembro. Para garantir, chegamos lá no dia 7, assim aproveitamos um pouco a bela cidade italiana.

msc_preziosa_embarque

O check-in em Veneza seguiu o mesmo esquema de Santos. Recebemos uma senha e aguardamos a chamada. Mas o Terminal veneziano é grande, confortável e tem Wi-Fi, o que tornou nossa espera menos penosa.

Embarque_msc_preziosa_veneza

O check-in é bem parecido com o do Brasil, inclusive muitos atendentes são brasileiros ou falam português. Você cadastra um cartão de crédito internacional para custear seus gastos durante o cruzeiro. Se você não quiser fornecer os dados do seu cartão de crédito, existe a possibilidade de deixar um valor em espécie como garantia. Conforme você vai gastando, eles vão solicitando mais dinheiro, sempre deixando uma margem extra como garantia.

O navio MSC Preziosa vocês já conhecem, pois escrevi um post só falando dele. (Leia: Conheça o navio MSC Preziosa ).

Então vou direto para os detalhes da travessia propriamente dita.

Nossa viagem durou 20 dias. Veja o itinerário detalhado:

travessia_msc_preziosa

msc_preziosa_travessia

O navio partiu as 17h. A vista de Veneza do alto do navio é magnífica. Como ainda estava no outono, os dias são mais curtos e por isso assistimos o anoitecer em Veneza.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (46) msc_preziosa_travessia_italia_brasil (47)

Como passeamos em Veneza durante todo o dia anterior, estávamos exaustos. Então na primeira noite jantamos e voltamos para a cabine para dormir.

Na cabine toda noite é deixado um jornalzinho informativo. Lá constam todas as atividades do dia seguinte, avisos em geral, alteração de fuso horário e o traje recomendado para o jantar. 

msc_preziosa

Na segunda noite de navegação aconteceu o primeiro jantar de gala. Nas travessias acontecem de 3 a 4 jantares de gala. Este primeiro foi o mais importante, pois foi a noite do capitão.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (12)

Muitos me perguntam sobre as roupas para as noites de gala. Diferente dos pequenos cruzeiros pela costa brasileira, nas travessias as pessoas capricham bastante. Principalmente neste que sai da Europa. Eu levei dois vestidos longos e dois curtos. Para os homens, terno e gravata.  É muito comum o uso de gravata borboleta. Eu acho um charme!

msc_preziosa_travessia

Logo nos primeiros dias de navegação é realizado um treinamento. Você fica sabendo qual o seu local para ponto encontro em caso de emergência e também aprende a colocar corretamente o colete salva-vidas. É obrigatória a participação de todos. Tem um controle bastante rigoroso. Se você não comparecer, vão te buscar na cabine.

msc_preziosa_travessia

Após navegarmos durante todo o dia pelo Mar Adriático, a primeira parada da nossa travessia foi em Malta, um pequeno país ao sul da Itália. Visitamos a capital La Valletta e as cidades Mosta e Mdina. (Leia: Mdina, a cidade silenciosa).

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (50)

As cidades de Malta são muito procuradas pela indústria cinematográfica, devido a grande beleza histórica. O famoso filme “Tróia”, estrelado por Brad Pitt, teve algumas de suas cenas filmadas em Malta.msc_preziosa_travessia_italia_brasil (51)

La_valletta_MaltaMalta é um país pequeno e sua capital La Valletta, não chega a 10 mil habitantes. Quando chegamos, já havia outro navio da MSC atracado. Contando que entre passageiros e tripulação cada navio transporta 5 mil pessoas, o número de pessoas circulando pelas ruas da cidade duplicou.

Foi bem difícil conseguir transporte para passear. Ônibus turísticos lotados e taxistas cobrando uma fortuna.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (52)

Após um dia passeando em Malta, seguimos navegando em direção a Barcelona. Em novembro as temperaturas na Europa são baixas. Dias de sol e céu azul, mas bastante frio.

Captura de Tela (181)

Barcelona é a capital da Catalunha e uma cidade muito linda! O navio fica atracado somente algumas horas, então fiz um roteiro das principais atrações possíveis de conhecer em 1 dia. (Leia: Barcelona – Roteiro de 1 dia). 

Barcelona

Barcelona

Seguimos viagem navegando pelo Mar Mediterrâneo. A próxima parada foi na histórica cidade portuguesa de Lisboa. Antes de chegarmos ao porto, navegamos pelo rio Tejo. Do alto do navio já é possível avistar alguns monumentos históricos da cidade.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (66)

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (67)

Aproveitamos para saborear os deliciosos pastéis de Belém! (Leia: Navio restaurante Lisboa visto do Tejo).

Lisboa

Lisboa

Mais um dia de navegação até chegarmos na Ilha da Madeira. A nossa parada foi na capital, Funchal, onde nasceu o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.

Funchal

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (4)

O tempo não colaborou muito conosco… Choveu quase o dia inteiro e acabamos nos refugiando em um shopping da cidade. De volta ao navio, subimos até o convés para tirar fotos para o blog. Não parece um navio fantasma???  😯 

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (3)

Funchal

A última parada antes de cruzar o Atlântico é em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Tenerife, como é popularmente conhecida, é uma cidade livre de impostos (Tax Free) e por isso tem preços bem convidativos para diversos itens, principalmente eletrônicos. 

Tenerife

Quanto mais avançamos em direção ao Equador, mais a temperatura vai subindo. Aqui já deu para tirar a blusa durante o dia.

tenerife

Nos despedimos de Tenerife com esta maravilhosa paisagem!!!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (11)

Agora começamos atravessar o Atlântico. Ao todo 6 dias de navegação. Sem internet, sem telefone e sem TV. Muitos podem ficar apavorados pensando: o que vou fazer???  😯

Mas são tantas atividades para fazer, que nem percebemos o tempo passar. Aliás, perdi muitas atividades, porque não aguentei. Mesmo assim, se você gosta muito de assistir TV, não se preocupe. A MSC libera filmes gratuitamente durante estes 6 dias.

Logo no primeiro dia de longa navegação, acontece o segundo jantar de gala.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (1)

O menu é bastante variado todos os dias, mas nos jantares de gala sempre tem camarões. Se você não gosta não se preocupe.  Você pode escolher variedades de saladas, sopas, risoto, carnes, massa e pratos vegetarianos. Tem comida para todos os gostos!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (38)

Uma das festas mais esperadas durante o cruzeiro é a festa italiana. Podemos fazer aulas de italiano, aula de gestos italianos, aulas de dança tarantela e aulas de como fazer uma bela pizza!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (8)

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (6)

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (7)

A noite o restaurante é todo decorado com as cores da Itália e o cardápio tem entre as opções de prato principal lasanha e sobremesa tiramissu.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (25)

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (26)

Também dá para tomar um limoncello, um licor de limão típico da Itália. Se você quiser provar a bebida, vai ter que pagar a parte. O cálice fica de brinde!

limoncello

limoncello

Agora que os dias estão quentes já dá para aproveitar as áreas externas e as atrações com água.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (30)

São realizadas muitos concursos e gincanas diariamente. Meu sogro José Carlos, participou de uma gincana, imitou um toureiro, cantou “granada” e dançou! Ficou em segundo lugar na competição. Parabéns!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (62)

msc_preziosa

Meu marido também participou do concurso de homem mais bonito do cruzeiro. Mas não ganhou… rsrs

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (61)

Se você viaja com frequência recomendo se inscrever no programa MSC Voyagers Club. Um tipo de fidelização do cliente. A cada dia navegado e um certo valor em compras durante o cruzeiro, você acumula pontos. Estes pontos te enquadram em uma categoria. As categorias são: Classic, Silver, Gold e Black. Conforme você vai subindo de categoria, passa a ganhar benefícios e descontos exclusivos. 

Como viajamos bastante, somos categoria Gold. Por isso fomos convidados para uma festa fechada com o capitão Giuliano Bossi. Deixaram o convite na nossa cabine informando o local e horário.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (18)

msc_preziosa

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (21)

msc_preziosa

Nesta festa também estavam os cantores do grupo italiano Musica in Maschera, o tenor Claudio Sassetti e o barítono Simone Tansini, responsáveis por vários concertos eruditos durante o cruzeiro. Me deram o prazer de tirar uma foto em companhia deles.

msc_preziosa

Neste dia também tivemos o terceiro jantar de gala. Para esta noite especial, comprei este lindo vestido em uma das boutiques do navio.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (23)

msc_preziosa

Um dos eventos mais esperados do cruzeiro é o Show de Talentos, onde os passageiros se inscrevem, de acordo com suas habilidades, e se apresentam no Teatro Platinum. Como todos sabem, sou pianista e sempre gosto de participar tocando uma música brasileira.

A escolhida desta vez foi o Tico-tico no fubá de Zequinha de Abreu.

Assista o vídeo da minha apresentação:

 

Muitos participantes cantam, dançam, fazem mágica e eu toquei. Todos ganham um certificado de participação. Foi uma  noite divertidíssima!

 

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (31)

msc_show_de_talentos

Todas as atividades realizadas durante o cruzeiro são fotografadas e filmadas. No final você pode comprar e guardar uma recordação desta maravilhosa viagem. Nos principais locais do navio existem televisões que ficam passando as festas, gincanas e atividades.

Olha eu ai!!!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (36)

Um lugar muito bonito por onde passamos neste longos dias de navegação é a Ilha do Fogo, uma das ilhas do arquipélago de Cabo Verde, na África. Lá está localizado o vulcão Pico do Fogo, que entrou em erupção em 8 de fevereiro de 2015.

O navio passa lentamente, bem perto da costa e toca a buzina 3 vezes para saudar os moradores da Ilha.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (13)

Se você tiver um binóculo dá para ver mais detalhes da Ilha e do vulcão.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (14)

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (15)

A festa do branco é outro evento super legal. São tocadas musicas de vários países, tipo uma volta ao mundo. Mas como estamos chegando o Brasil, a festa termina com música brasileira é claro!!!

msc_preziosa

msc_preziosa

Nos últimos dias de viagem os preços costumar ficar mais baixos no freeshop do navio. Essa é a hora de ir as compras!

msc_preziosa

O arquipélago de São Pedro e São Paulo é o primeiro território brasileiro que avistamos. O comandante avisou pelos alto-falantes: Estamos no Brasil!

Em seguida tocou o Hino Nacional Brasileiro.  Foi emocionante! O navio fez um escambo os pescadores da região. Fornecemos bebidas em troca de peixes, que foram servidos no jantar daquele dia.

Mais adiante passamos pertinho de Fernando de Noronha.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (29)

Nossa primeira parada no Brasil é na cidade de Salvador, na Bahia. Mas de Fernando de Noronha até Salvador ainda tinha um bom percurso. Então seguimos aproveitando tudo o que o navio tem a oferecer.

Apreciar a imensidão do mar é uma coisa que não enjoa. A cada lugar, uma paisagem mais deslumbrante que a outra!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (54)

A caminho do jantar, uma paradinha na escada mais famosa do navio para tirar fotos. Perdi a conta de quantas fotos tenho nesta escada.

msc_preziosa

msc_preziosa

Finalmente depois de 6 dias navegando,  colocamos os pés em terra firme. Chegamos em Salvador! (Leia: Lugares para visitar em Salvador).

salvador_bahia

Olhe bem a foto a seguir. Dá para ver o navio lá no fundo.

msc_preziosa

Neste dia foi a primeira vez que serviram feijão no buffet. Que delícia matar a saudade da comida brasileira!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (33)

Seguimos viagem com destino ao Rio de Janeiro. Nesta noite aconteceu quarto e último jantar de gala.

msc_preziosa

msc_preziosa

msc_preziosa

Um agradecimento especial ao nosso garçom Mangasa (Mai), que nos serviu com toda gentileza e carinho durante os 20 dias de cruzeiro.

msc_preziosa

Depois do jantar, um passeio pelo convés.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (40)

Com dia raiando nós avistamos ela: a cidade maravilhosa!

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (42)

E o Rio de Janeiro continua lindo!!! (Leia: 10 lugares imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro).

Rio_de_janeiro

A viagem estava quase acabando, mas nós não perdemos o pique. Continuamos curtindo o navio.

msc_preziosa msc_preziosa

Para finalizar mais uma belíssima imagem do anoitecer em alto mar.

msc_preziosa_travessia_italia_brasil (10)

 

Fique de olho:

  • No cruzeiro de travessia estão inclusas todas as refeições, mas bebidas são pagas a parte. Você pode comprar um “pacote” de bebidas, ou seja, um bloquinho contendo tickets que você troca por bebidas nos bares e restaurantes do navio. Sai bem mais barato do que comprar uma bebida por vez.

 

  • Para saber mais sobre o MSC Voyagers Club, acesse o site oficial: MSC Voyagers Club.

 

  • Quando for comprar um cruzeiro no site oficial, procure por MSC Grand Voyages, que é o termo usado para identificar uma travessia.

___________________

Todas as despesas desta viagem foram pagas por nós. O conteúdo deste post representa integralmente a opinião da autora.

Disclaimer | Este post contém links para a empresa MSC Cruzeiros, inseridos espontaneamente pela autora.

 

Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

Um comentário em “Travessia de Veneza a Santos a bordo do MSC Preziosa

Os comentários estão desativados.