10 de Julho – Dia da Pizza

Hoje é o dia da Pizza!  A data é comemorada no Brasil desde 10 de julho de 1985. Atualmente encontramos pizza em quase todas as cidades brasileiras, e ela chegou aqui por intermédio dos imigrantes italianos.

Origens da Pizza

A maioria das pessoas pensa que a pizza se originou na Itália. Mas acredita-se que os egípcios e os hebreus foram os primeiros a misturar farinha e água formando uma massa fina, que era assada em forno rústico. Essa massa era conhecida conhecida como “pão de Abraão” e era muito parecida com o pão sírio que conhecemos atualmente. 

Pizza_italiana
Pizza do L’Angelo e il Diavolo Ristorante, em Marostica na Itália.

Durante as Cruzadas, por volta do séculos XI e XIII, a prática de misturar a farinha com água e assar chegou a Itália. A partir daí os italianos começaram a incrementar a massa com ervas, azeite e tomate, dando origem a pizza que conhecemos hoje.

A pizza era um alimento de pessoas mais pobres do sul da Itália. Nápoles é considerada o berço da pizza e lá um disco de massa assada com ingredientes por cima era chamada “piscea”, daí a origem do nome pizza. Servida com ingredientes baratos por vendedores de rua, a receita visava “matar a fome” principalmente da parte mais humilde da população. A massa muitas vezes recebia cobertura de toucinho, peixes fritos e queijo.

Pizza do Restaurante Porto Fino, em Orlando nos Estados Unidos.
Pizza do Restaurante Portofino, em Orlando nos Estados Unidos.

Encontramos pizza em quase todos os países que visitamos. Cada um com seu toque individual, se adequando aos costumes locais.

Na Itália a pizza não vem cortada em fatias como a nossa. E se você quiser talheres, deve pedir. Os italianos tradicionais rasgam a pizza e comem com a mão. É claro que em cidades grandes com muitos turistas, esse costume está ficando de lado. Mas se você viajar para as pequenas cidades do interior, ainda é assim que se come pizza na Itália. Em outros países como Estados Unidos e Alemanha, as pizzas não são tão recheadas como as brasileiras.

Pizza da Casa Italia Ristorante, em Berlim, Alemanha.
Pizza da Casa Itália Ristorante, em Berlim na Alemanha.

 

Pizza em São Paulo

Estima-se que sejam consumidas 1 milhão de pizzas diariamente no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo, considerada a capital brasileira da pizza. São Paulo e a segunda cidade com maior consumo de pizza no mundo, ficando atrás apenas de Nova Iorque.

A Mooca se destaca pelas pizzarias antigas e tradicionais. O bairro de imigrantes italianos, carrega a “Nostra Itália” na alma, seja no sotaque que é Patrimônio Histórico Imaterial ou nas deliciosas pizzas. Difícil listar as melhores, pois na minha opinião todas as pizzas da Mooca são ótimas.

Entre os moradores do bairro, a Pizzaria do Ângelo é uma das mais lembradas. Visitantes de outras localidades preferem a São Pedro. Outras bastante conhecidas são a Bendita Maria e A Pizza da Mooca. Eu adoro as pizzas da Padaria Maria Luiza e as da Via Sabor.

Pizza da Padaria Maria Luiza, na Mooca em São Paulo.
Pizza da Padaria Maria Luiza, na Mooca em São Paulo.

 

Pizza da Via Sabor Pizzaria, na Mooca em São Paulo.
Pizza da Via Sabor Pizzaria, na Mooca em São Paulo.

 

Então que tal comemorar o dia com uma boa pizza?



Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

Deixe uma resposta