Dicas básicas para viagens

Como você se prepara para as suas viagens? Independente do tipo de viajante, essas dicas básicas vão te ajudar:

Malas

Malas pretas são definitivamente as mais populares. Se você não é marinheiro de primeira viagem, sabe o terror que é identificar sua bagagem no aeroporto. Então, caso ainda não tenha uma, reconsidere a cor. Agora se já possui na cor preta, procure colocar um identificador maior que a sua “name tag”. Uma fita grossa ou um adesivo grande e chamativo vão te ajudar bastante.

Língua

Se você está viajando para outro país, tente aprender um pouquinho da língua local antes de ir. Estudar um novo idioma agora não é tão difícil quanto antigamente. Um aplicativo bem legal é o Duolingo. Ele tem lições pequenas, que qualquer um pode fazer e aprender o básico rapidinho. Porém, é importante fazê-las diariamente para não esquecer o conteúdo, hein?

Skype e Whatsapp

Você realmente não precisa de muito para manter contato com as pessoas. Aplicativos como Skype e Whatsapp são de graça e permitem fazer vídeo chamadas e enviar mensagens. Peça para as pessoas que você precisa se comunicar baixarem também, pois é necessário que os apps estejam devidamente instalados em ambas as partes.

Internet e telefone

Se você pode pagar por um serviço para o seu telefone enquanto estiver fora do país (aqui dentro, todos os planos oferecem cobertura nacional), não compre pacotes de internet nos aeroportos, especialmente nos do Brasil. Então, se for aos Estados Unidos ou Canadá, por exemplo, saiba que é possível adquirir planos bem em conta e um número americano em lojas como a Target e o Walmart. A diferença é absurda, portanto lembre-se dessa dica!

Internet de graça

Se  está viajando e não pode gastar, lembre-se que muitos lugares, tanto no Brasil quanto fora, tem wifi. Cafeterias como a Starbucks, shoppings e vários outros estabelecimentos oferecem internet de graça. Sempre pergunte sobre a disponibilidade de wifi, pois às vezes eles não indicam em nenhuma placa.

Evite comer em áreas turísticas

Tanto dentro quanto fora do país, as áreas turísticas são muito mais caras do que as que ficam um pouco mais distantes das atrações. Geralmente, a comida tem um preço bem elevado, mas não é melhor (muitas vezes, até pior!) do que áreas onde a concentração de pessoas é menor.

Aplicativos úteis

Quando você estiver fora, é sempre uma boa idéia baixar uma seleção de aplicativos locais. No Brasil, por exemplo, recomendamos um de comida, como o PedidosJá, um de acomodação, como o Airbnb, e um informativo, como o AroundMe.

PedidosJá é uma empresa de entrega de alimentos que atende 400 cidades no Brasil. Eles oferecem uma grande variedade de pratos saborosos de ótimos restaurantes. Além disso, são acessíveis também. Então, se você precisar de um delivery após uma longa viagem, precisa definitivamente experimentar alguns dos pratos que seguem a linha saudável, geralmente mais leves e indicados para estas situações.

AroundMe lista bancos, hospitais, cinemas, pontos de táxi, restaurantes, bares e supermercados ao seu redor – é realmente útil em áreas desconhecidas. Baixe aqui a versão para iOS ou para Android.

Se você não se importa com luxos, recomendo que veja os preços de quartos ou casas para alugar no Airbnb – antes de reservar o hotel. Geralmente, sai bem mais em conta, e se alugar apenas o quarto, ainda pode fazer amizade com o dono do local. Além disso, muitos deles dão dicas legais de onde ir, e de repente podem até ser uma companhia para a sua viagem.


 

Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

20 comentários em “Dicas básicas para viagens

  • 3 de março de 2017 em 05:57
    Permalink

    Sobre cor de malas: há alguns anos ganhei malas verde limão e lá fui eu toda contente de viajar com uma cor diferenciada. Até descobrir que naquele ano era a moda dessa cor e, na esteira, encontrei pelo menos mais duas malas e idênticas às minhas. Mas sempre uso uns adesivos e etiquetas para diferenciá-las.

  • 3 de março de 2017 em 07:49
    Permalink

    Excelentes dicas para ajudar nos viajantes, é sempre bom ver essas dicas de quem viaja muito. Obrigado.

  • 3 de março de 2017 em 09:55
    Permalink

    Esse post está excelente! Dicas extremamentes úteis. Já salvei aqui! Obrigada pelas dicas. =)

    • 7 de março de 2017 em 14:32
      Permalink

      Que bom que gostou! Espero que utilize bastante!!! Obrigada por visitar o blog!

  • 3 de março de 2017 em 10:00
    Permalink

    Diquinhas básicas mas que ajudam e facilitam demais as nossas trips né?! Sempre bom!!😀😀

  • 3 de março de 2017 em 15:10
    Permalink

    Alessandra, por mais que tenhamos experiências em viajar, sempre temos algo a aprender.
    Parabéns pelo post.
    Abraços.

  • 3 de março de 2017 em 20:10
    Permalink

    Ótimas dicas! Desde pequena meus pais sempre me ensinaram a prender uma fita de cetim bem colorida na mala pra que eu pudesse identificar depois. Hoje mesmo tendo uma mala roxa e rosa choque continuo colocando uma fita 🙂

  • 4 de março de 2017 em 09:38
    Permalink

    Ótimas dicas!!! Algumas coisas eu já faço, mas outras foram novidade pra mim. Esse app AroundMe por exemplo eu nunca tinha ouvido falar! Achei sensacional pq as vezes a gente fica rodando pelo lugar sem ter ideia de onde encontrar o que precisa haha
    Pro estudo de idiomas eu tb uso o Duolingo! Acho que dá pra salvar bem quem não sabe muito hahaha
    Descobri recentemente o Tandem, e to adorando tb! Nele vc pode praticar a língua conversando com pessoas do mundo inteiro. Vc cadastra a língua que fala e a que quer aprender, e depois procura alguém que fale a que vc quer aprender, e que queira aprender a que vc fala. Achei ótimo tb, e em conjunto com o Duolingo tem me ajudado bastante =)

  • 4 de março de 2017 em 13:53
    Permalink

    Dicas muito uteis para quem quer viajar, eu também publiquei no meu blog um artigo semelhante chamado: Como planear uma Viagem?

  • 4 de março de 2017 em 17:20
    Permalink

    Olá excelentes dicas, costumo usar a maioria delas, mas é legal pessoas com menos experiências lerem isso antes de viajar, é bem instrutivo. Parabéns!

  • 12 de abril de 2017 em 20:03
    Permalink

    Gostei muito das dicas. Vão ser úteis na minha próxima viagem.

Os comentários estão desativados.