Estância Turística de Socorro

Socorro é uma estância hidromineral e turística, localizada a cerca de 132 km da capital paulista, no início da Serra da Mantiqueira e às margens do Rio do Peixe. A cidade é um destino perfeito para quem busca atividades de lazer e aventura. 

 

Mirante Pedra Bela Vista em Socorro (Foto: Alan Freitas)
Mirante Pedra Bela Vista em Socorro (Foto: Alan Freitas)

 

A cidade de Socorro é famosa por oferecer diversas atividades de aventura. São cerca de 20 opções de atividades na terra, no ar ou na água. Tem rafting, stand up paddle, rapel, arvorismo, off road, cavalgadas, trilhas, boia cross, e muitas outras. Tem opções para crianças e adultos, com níveis de dificuldade variados, que vão desde o iniciante até os mais avançados.

 

Parques de Esporte de Aventura

As atividades de aventura  são oferecidas nos vários parques disponíveis na cidade. Estes parques são uma excelente opção para fazer diversas atividades em um só lugar. O visitante conta com toda infraestrutura necessária para passar o dia e praticar as atividades com segurança e acompanhados de guias capacitados. Além disso os parques possuem restaurantes, vestiários, chuveiros e estacionamento.

Visitamos o Parque Pedra Bela Vista, onde é possível praticar rapel, trekking, arqueria e slackline. A localização privilegiada do parque, em um dos locais mais altos da cidade, permite ao visitante assistir ao maravilhoso pôr do sol.

Visitantes aguardando o pôr do sol (Foto: Alessandra Maróstica)
Visitantes aguardando o pôr do sol (Foto: Alessandra Maróstica)

No local tem um restaurante panorâmico, o Bar da Pedra, onde você aprecia a vista enquanto faz a refeição.

Restaurante panorâmico Bar da Pedra (Foto: Alessandra Maróstica)
Restaurante panorâmico Bar da Pedra (Foto: Alessandra Maróstica)

 

Também visitamos o Parque dos Sonhos, que oferece opções de atividades radicais como, arvorismo, cavalgada, espeleoturismo, passeio de trator, escalada, entre outras. Lá é possível experimentar a Tirolesa do Pânico, uma das maiores do Brasil, com mais de 1 km de extensão. Nesta tirolesa o visitante atravessa do estado de São Paulo para o estado de Minas Gerais.

Meu marido e eu não perdemos a oportunidade. Confesso que fiquei com um pouco de medo no início, mas é super tranquilo e a sensação é incrível!

Socorro_São_paulo
Saída da Tirolesa em São Paulo. (Foto: Alessandra Maróstica)

 

Socorro_São_paulo
Minha chegada no final da Tirolesa, em Minas Gerais (Foto: Alan Freitas)

Existe ainda uma outra opção, a Tirolesa Voadora. Nesta modalidade a pessoa vai deitada de bruços e tem a sensação de estar voando.

Tirolesa voadora em Socorro (Foto: Divulgação Turismo Socorro)
Tirolesa voadora em Socorro (Foto: Turismo Socorro)

 

Portais

A cidade possui dois belos portais, perfeitos para tirar fotos. O Portal Colonial para quem chega via Bragança Paulista e o Portal Lions, para quem chega via Lindóia. Em ambos os visitantes podem ver o mapa da cidade e também obter informações sobre os pontos turísticos da cidade, hotéis, restaurantes e atrações.

Portal Colonial de Socorro (Foto: Alan Freitas)
Portal Colonial de Socorro (Foto: Alan Freitas)
Portal Verde de Socorro (Foto: Divulgação Turismo Socorro)
Portal Lions de Socorro (Foto: Turismo Socorro)


Feira de malhas

Socorro é um dos maiores fabricantes de tricô e malhas do Estado de São Paulo. Possui uma feira permanente com mais de 100 lojas. Como as peças vem direto do fabricante, os preços são bastante convidativos. Por isso o Turismo de Compras é mais uma opção para quem visita a cidade.

Feira de malhas de Socorro (Foto: Turismo Socorro)
Feira de malhas de Socorro (Foto: Turismo Socorro)

 

Acessibilidade

Cerca de 10 atividades de aventura oferecidas em Socorro, são totalmente adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso fez com que a cidade se tornasse Referência Nacional em Turismo Acessível. Além disso Socorro recebeu em 2014 o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo governo espanhol. O prêmio é destinado a cidades que colocam em prática políticas inclusivas, que garantem condições adequadas de acessibilidade das pessoas.

Turismo acessível em Socorro (Foto: Turismo Socorro)
Turismo acessível em Socorro (Foto: Turismo Socorro)

 

Outras atrações

Mirante do Cristo

Outro ponto alto da cidade, de onde os visitantes podem assistir ao nascer do sol. O mirante possui um centro de informações turísticas, sanitários, elevador para portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, estacionamento e oratório.

Mirante do Cristo (Foto: Turismo Socorro)
Mirante do Cristo (Foto: Turismo Socorro)

 

Palácio das Águias

Fundado em 1936, teve sua construção inspirada no Palácio do Catete no Rio de Janeiro, que era a sede do Governo Federal da época. No local funcionou por muito tempo o Paço Municipal. Atualmente abriga a Biblioteca Municipal e também sedia exposições e eventos.

Palácio da Águias (Foto: Turismo Socorro)
Palácio da Águias (Foto: Turismo Socorro)

 

Igreja Matriz de Socorro

Concluída em 1924, a construção foi erguida no mesmo lugar onde antes esteve a primeira capela de 1829.  A igreja possui no seu interior obras do artista Mario Tomazzo, de São Paulo. Possui dois sinos, um de 250 kg e outro de 180 kg.

Igreja Matriz (Foto: Turismo Socorro)
Igreja Matriz (Foto: Turismo Socorro)

 

Como chegar

De carro: Saindo São Paulo, pegar a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Bragança Paulista e depois seguir pela SP-008.

De ônibus: Pegar o ônibus em São Paulo, no Terminal Rodoviário Tietê. Compre sua passagem aqui.

 

 

 

 




Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

4 comentários em “Estância Turística de Socorro

  • 27 de julho de 2016 em 23:08
    Permalink

    Que lugar lindo! Parece cenário de um filme! E tão pertinho de São Paulo. Adorei o post!

    Resposta
  • 13 de setembro de 2016 em 00:05
    Permalink

    Parece ser uma cidade muito bacana. Quero conhecer!

    Resposta

Deixe uma resposta