Como Estudar de Graça na Alemanha

Com a instabilidade política que o Brasil vem enfrentando, muitas pessoas estão optando por deixar o país. Para quem busca uma oportunidade de estudo no exterior, a Alemanha oferece ensino gratuito, inclusive para estrangeiros.

 

Estudar_na_Alemanha

Desde 2014 a maioria das Universidades Alemãs não cobram matrículas e mensalidades para cursos de graduação. A regra funciona para estudantes alemães e estrangeiros.

É necessário pagar somente uma pequena taxa administrativa que varia em torno de 150 euros por semestre. O valor da taxa vai depender do estado alemão que você escolher para estudar. Em Bayern,  Hamburgo e Niedersachsen, as taxas são mais altas. Na maioria dos casos, no valor da taxa administrativa está incluso o transporte do estudante.

transporte_na_alemanha

Não fala alemão? Não tem problema! Existem vários cursos que são inteiramente ministrados em inglês. É claro que falar alemão é importante e com o tempo vai ser necessário, já que o estudante vai morar e talvez trabalhar no país. Para que o aluno faça jus a gratuidade, deve completar o programa de estudos no prazo indicado, ou seja, não pode ser reprovado.

Como estudar na Alemanha

O primeiro passo é acessar este link para saber se você pode ser admitido diretamente ou deverá ir antes para um curso preparatório. Os cursos preparatórios são chamados de Studienkolleg, tem duração em média de 1 ano e terminam com uma avaliação.

Feito isso, o próximo passo é encontrar uma Universidade. Para tanto você deverá acessar o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), que é o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. No DAAD você vai procurar o Campo de Estudo de seu interesse, o Estado alemão onde o curso está disponível e a Universidade.

Universidade_em_Berlim

Terminei os estudos. E agora?

O mercado de trabalho alemão oferece muitas oportunidades para estrangeiros graduados em universidades alemãs. Após terminar os estudos, os estrangeiros podem prolongar a permanência no país em até 18 meses para procurar emprego.

Para não perder tempo, comece a procurar trabalho ainda cursando último semestre da Universidade. Para mais informações sobre viver e trabalhar na Alemanha clique aqui.


Vistos e requisitos de entrada na Alemanha

Para estudar na Alemanha é necessário ter o visto de estudante, fazer um seguro saúde e comprovar que tem como se sustentar durante o período de estudo. Para saber como tirar o visto consulte o site do Consulado Alemão no Brasil.

O comprovante de renda vai depender do estado escolhido para estudar. O valor deverá cobrir gastos com moradia, alimentação, taxas administrativas e o que mais você precisar durante o período de estudos. Faça uma pesquisa sobre o custo de vida local, antes de escolher onde estudar.

É obrigatório fazer um seguro saúde para garantir atendimento no caso de doenças ou acidentes, no período em que estiver estudando na Alemanha. Algumas empresas de seguro viagem, tem opções de seguros para estudantes. Compare preços de seguros clicando aqui.

estude_na_alemanha

Cursos de pós-graduação Stricto Sensu não são gratuitos na Alemanha. Os custos variam entre 650 a 3000 euros por ano. Mesmo assim vale a pena estudar na Alemanha, pois estes valores são bem mais baratos se comparados com universidades Americanas.


Salve a imagem abaixo no seu Pinterest, e leia este post quando quiser. Conheça painéis de viagem do blog Tirando Férias.

 

 


Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

11 comentários em “Como Estudar de Graça na Alemanha

  • 9 de dezembro de 2016 em 21:52
    Permalink

    Estudar na Alemanha deve ser incrível mesmo, morar então? Ainda mais!! Quem sabe um dia…
    Beijos.

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2016 em 16:10
    Permalink

    Ótimas dicas!! Fico imaginando como eles conseguem ter um ensino de tanta qualidade e ainda ser gratuito, até para estrangeiros… o Brasil está muito atrasado mesmo!

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2016 em 02:38
    Permalink

    Que dica incrível, não sabia dessa possibilidade para se estudar na Alemanha. Quantas oportunidades as pessoas encontram em diversos países pelo Mundo, não é? Uma grande chance para se construir um belo currículo acadêmico e conseguir boas oportunidades de trabalho.

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2016 em 14:23
    Permalink

    Que demais, deve ser um sonho estudar na Alemanha. Já fiz muitas pesquisas sobre essa possibilidade, mas não tive a chance de achar um curso do qual se encaixe com o que quero estudar. Mas como você disse, com a instabilidade do Brasil, hoje em dia, essa oportunidade de estudar de graça em um país como na Europa é bem atraente 🙂

    Abraços

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2016 em 15:57
    Permalink

    ótimo post, uma boa pra quem quer mudar de ares e conhecer uma nova cultura e língua, eu fiz intercâmbio na Inglaterra, mas morro de vontade de estudar alemão na Alemanha. Abraços

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2016 em 17:54
    Permalink

    Adorei seu post! Serve como um guia bacana para quem pensa em não apenas viajar, mas estudar e fazer uma carreira nesse país maravilhoso que é a Alemanha.

    Eu quaaaase fui passar uma temporada na Alemanha, mas era trabalhando mesmo. Cheguei até a ver uns desses cursos. Tem uns em janeiro e no meio do ano de 1 mês que são um adianto na vida de quem vai.

    🙂

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2016 em 17:24
    Permalink

    To precisando de um post com dicas de: Como viajar de Graça para Alemanha!! Brincadeiras a parte, gostei das dicas!!! 😀

    Resposta
  • 19 de dezembro de 2016 em 10:34
    Permalink

    Que legal, que sonho! Fiquei com vontade de voltar 10 anos na minha vida para entrar de novo na faculdade, rs. Ótima oportunidade! Parabéns pelo post, super completo.

    Resposta

Deixe uma resposta