Melhores atrações de Londres

Londres é a capital e também a cidade mais populosa da Inglaterra, atualmente com cerca de 8.300 milhões de habitantes. A taxa de natalidade vem crescendo a cada ano e por ser um lugar cheio de atrativos como por exemplo transportes eficientes, infraestrutura, e moradia, cada vez mais pessoas vindas de outras partes do país chegam em Londres. Segundo o britânico Guardian, até 2020 a população londrina poderá chegar a 9 milhões.

 

Foto: CAFF / Blog Tirando Férias


A cidade de Londres possui cinco aeroportos. A maior parte deles fica bem afastada, estando entre 25 e 55 km do centro da cidade. De todos é possível chegar ao centro da cidade de ônibus, metrô ou táxi. O táxi geralmente é a opção mais cara. 

Nós chegamos em Londres pelo aeroporto Heathrow, por volta das 16h30. A corrida de táxi até o nosso hotel custaria cerca de 75 libras e demoraria mais de uma hora por causa do trânsito no horário. A outra opção seria o Heathrow Express, um trem que sai a cada 15 minutos e custa 18 libras a ida ao centro ou 34 libras ida e volta. O bilhete de ida e volta é válido por 30 dias. 
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias
Pedimos informação a um funcionário do aeroporto e ele disse que a melhor opção e também a mais barata, era o metrô. Ficamos um pouco preocupados por ser horário de pico. Imaginei como seria andar de metrô lotado e com malas. Ele disse que era tranquilo, então lá fomos nós.
Pegamos o metrô dentro do aeroporto, no terminal 5. Fizemos baldeação na estação Green Park e depois descemos na estação Southwark que ficava a poucos metros no nosso hotel.
Foto: Blog Tirando Férias
Para conhecer bem a cidade usamos o ônibus turístico The Original London Sightseeing Tour que funciona no sistema Hop-On Hop-Off, onde você pode subir e descer diversas vezes enquanto seu bilhete estiver na validade. Pagamos 28 libras por pessoa, no bilhete com validade de 24 horas. O mesmo bilhete também dava direito ao City Cruise, um passeio de barco pelo rio Tâmisa.
Foto: The Original London Sightseeing Tour
O ônibus que faz este passeio turístico possui dois andares e o andar de cima é aberto. isso permite tirar fotos bem legais sem precisar descer. Ao comprar o ingresso você recebe um mapa com o trajeto a ser realizado. Eu analiso bem este mapa antes e desço somente nos lugares que realmente me interessam. 
Durante todo o trajeto você vai ouvindo a história e curiosidades do lugar. A explicação é dada em diversos idiomas. Você põe o fone de ouvido e escolhe o canal com seu idioma. Existem as opções diferenciadas para português de Portugal e português do Brasil. Cada uma indicada com a bandeira do país.

Principais atrações de Londres


Big Ben
O famoso Big Ben está localizado no Palácio de Westminster. sendo um dos símbolos de Londres. Uma curiosidade sobre o Big Ben é que embora ele seja mundialmente reconhecido como o Relógio do edifício do Parlamento de Londres, essa informação está errada, pois na verdade o Big Ben um enorme sino, de 14 toneladas que se encontra dentro da torre.
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: CAFF/ Blog Tirando Férias
Catedral Saint Paul
Construída em meados do século XVII. Antes disso no mesmo local, havia uma igreja de madeira considerada a primeira igreja de Londres, datada do ano 604 a.C. A catedral é famosa por ter sido o local do casamento do príncipe Charles e de Lady Diana em 1981, além de diversas outras celebrações como os funerais de Winston Churchill e de Margaret Thatcher. Em frente a igreja há uma estátua da rainha Anne.
A cúpula da igreja é a mais alta de Londres e uma das maiores do mundo. Para entrar é preciso pagar 16 libras e não é permitido tirar fotos no interior da igreja.
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Trafalgar Square

É uma praça localizada no centro de Londres que celebra a Batalha de Trafalgar em 1805, onde a Marinha Real Britânica saiu vitoriosa durante as Guerras Napoleônicas.

A Trafalgar Square é tradicionalmente utilizada para comemorações e durante nossa visita estava recebendo uma estátua de fibra de vidro com mais de 4 metros de altura chamada “galo azul”, da artista Katharina Fritsch.

A obra foi escolhida para ocupar um espaço na praça chamado “quarto pilar”. Desde 2005 este espaço não tem mais escultura fixa e trabalhos são escolhidos no meio artístico para ocupar temporariamente o espaço.

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: AMF / Blog Tirando Férias
Museu Britânico
É o museu mais antigo de Londres, fundado em 1753. Possui mais de 2 milhões de peças, por isso é bom focar nas peças de interesse para a visita ser mais produtiva.
Entre as principais peças estão:

 

Esculturas egípcias e gregas, a Múmia de Katebet, Armadura de Samurai, além da Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas.

 

A entrada é gratuita.

 

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias
Foto: AMF / Blog Tirando Férias
London Eye

Localizada a beira do Rio Tâmisa, a London Eye é uma imensa roda gigante que foi inaugurada em 1999 e é umas das principais atrações de Londres. Já ocupou lugar no Guinness Book como a maior do  mundo. Hoje em dia a maior roda-gigante do mundo se encontra em Las Vegas – EUA.
Foto: ACMF /Blog Tirando Férias

 

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

Os ingressos custam 28,96 libras. Um pouco caro para um passeio que dura no máximo meia hora. Mas na minha opinião, vale a pena. A vista é espetacular.
Esse preço é para o ingresso Standard, e você tem que aguardar um tempinho na fila até chegar sua vez. Existem outra opção de ingresso, o Fast Track, que custa mais 33,50 libras e você pode furar a fila. Compramos o ingresso Standard, mas como estava muito frio, quase não tinha fila.

 

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Antes de subir na London Eye, compramos um guia 360 graus. Com ele você consegue se localizar de diferentes pontos da roda-gigante. De um lado é para quem vai visitar durante o dia e do outro para quem vai a noite.
Foto: AMF / Blog Tirando Férias
Escolhemos fazer o passeio a noite. Foi simplesmente maravilhoso! Aqui a famosa estação de trem Waterloo, vista de cima da London Eye.
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

Ao descer da London Eye você passa por uma loja de souvenirs. La comprei um pequeno livreto com curiosidades sobre a roda-gigante, o Guidebook.
Também não resisti e comprei a foto que eles tiram da gente. Custou caro… 15 libras, mas ficou tão linda! Ela vem dentro de um encarte Official Photobook, com mais detalhes sobre a construção e características da roda-gigante.

 

 

Foto souvenir comprada no local




Madame Tussauds
Outra atração imperdível de Londres é o famoso museu de cera Madame Tussauds. Os ingressos comprados custam 41,37 libras para adultos. Se comprar pela internet tem descontos e também é possível furar a fila.
É permitido fotografar!
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Vocês não acham que a minha filha Aline fica bem de princesa? Eu acho!!!

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: AMF / Blog Tirando Férias
Tower Bridge
É uma ponte basculante construída sobre o Rio Tâmisa, inaugurada em 1894. A ponte também é famosa por aparecer em vários filmes famosos como “007 – O mundo não é o bastante” e “O retorno da múmia”.
Em média a ponte se eleva mil vezes por ano para a passagem de embarcações pelo Tâmisa.
Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: AMF / Blog Tirando Férias
Torre de Londres
Localizada ao lado da Tower Bridge, a Torre de Londres é uma edificação com muitas histórias. Já foi uma prisão, residência da monarquia, casa da moeda,  local de execução e tortura, entre outros. Uma curiosidade sobre o local é a existência de uma colônia de corvos que vivem na Torre. Uma lenda local diz que o império vai cair no dia que as aves deixarem o local. Os ingressos custam 25,41 libras.
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

Abadia de Westminster
É uma igreja famosa por ser palco das coroações dos monarcas e casamentos reais. Lá estão sepultados William Shakespeare, Isaac Newton, Charles Darwin, além de diversos monarcas britânicos e membros da família real.
No período em que visitei Londres, a igreja estava passando por uma reforma, não sendo permitida a entrada.
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: AMF / Blog Tirando Férias
Royal Mews
Localizado no Palácio de Buckingham desde 1820, é o estábulo e também o lugar onde estão ficam guardados os carros e carruagens reais.
Para realizar a visita você recebe um fone de ouvido e um pequeno rádio. É só selecionar o idioma e ouvir as explicações e orientações de como se localizar dentro do espaço.
O ingresso custa 10 libras.
Foto: CAFF / Blog Tirando Férias
Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Abbey Road Crossing
Em 1969 a banda britânica “The Beatles” lançava o disco Abbey Road. O disco levava o nome da rua onde ficava localizado o estúdio de gravação Abbey Road Studios. A capa do disco retratava os integrantes do grupo atravessando a rua. A partir daí o local se tornou um dos mais visitados e fotografados de Londres.
Ouvi dizer que existe uma norma para que os motoristas parem o carro caso pessoas estejam tirando fotos. Não sei se é verdade, mas tirei várias fotos e todos os motoristas foram gentis e esperaram.  
No local tem uma câmera 24 horas no local e caso queira, você pode procurar sua foto através do dia e hora de sua visita, no site www.abbeyroad.com/crossing.
Para chegar ao local pegue a linha Jubilee do metrô e desça na estação St. John’s Wood. Depois é só caminhar alguns quarteirões.

IMPORTANTE: Cuidado para não se confundir, pois existe uma estação chamada Abbey Road, mas fica a 15 km de distância.

Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

 

Abbey Road Studios. Foto: CAFF / Blog Tirando Férias

Sei que o post ficou enorme, e eu ainda poderia escrever muito mais de Londres, pois é uma cidade encantadora. Listei as atrações que considero importantes, principalmente para quem dispõe de pouco tempo. Qualquer dúvida, pode deixar sua pergunta nos comentários.

Salve a imagem abaixo no seu Pinterest e leia este post quando quiser. Conheça os painéis de viagem do blog Tirando Férias.

Fique de olho:

  • Cuidado ao atravessar as ruas de Londres. A mão de direção é invertida se comparada a nossa. Estamos acostumados olhar para um lado e os carros vem do outro. É muito estranho e perigoso. Em algumas ruas está pintado “olhe para os dois lados”, mas as vezes nos distraímos. Então todo cuidado é pouco.
  • Se for fazer o passeio no andar de cima do ônibus turístico, leve uma touca ou um protetor de orelha. Vai fazer muita diferença para proteger do vento
  • Tudo é muito caro em Londres, então uma boa opção é comprar coisas no mercado e fazer só a refeição principal em restaurantes. Frutas, pão de forma, frios, sucos etc, são baratos.  Além disso, as coisas de geladeira você pode armazenar no frigobar no hotel sem problemas.

 


Importante: O blog Tirando Férias é afiliado da TicketBar. No site da TicketBar é possível comprar ingressos para atrações em diversos lugares do mundo com ótimos preços e com a vantagem de não ter que esperar horas na fila. 
Não fique desconectado. Use um chip da easysim4u e tenha internet rápida durante sua viagem.

Os valores dos ingressos deste post, foram atualizados em 02/05/2017



Alessandra Maróstica de Freitas

Editora do Blog Tirando Férias. Travelholic que já visitou 16 países. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Sempre em busca do próximo destino.