Lugares para visitar em Salvador – Bahia


Salvador é uma das mais belas cidades do Brasil, não somente pelas praias maravilhosas e belezas naturais, mas também pela grande riqueza histórica que nos leva a uma viagem no tempo. 

Até 1763, Salvador foi sede da capital do Brasil. A escolha se deu por causa da economia açucareira, já que o nordeste era o maior centro produtor de açúcar da época. Durante muitos anos o açúcar foi a maior riqueza explorada pelos colonizadores. Então Salvador, com sua posição estratégica, era a melhor escolha para ser a capital do Brasil. 

Salvador também é uma das cidades mais ensolaradas do mundo. Assim fica mais fácil aproveitar os mais de 40 quilômetros de praias.
Não só em Salvador, mas na Bahia em geral existe uma enorme mistura de raças e credos, trazendo grande riqueza cultural ao local. Entre as principais manifestações da cultura baiana estão o carnaval, a capoeira e o candomblé. 
Entre as principais atrações de Salvador estão:

Farol da Barra

Também conhecido como Farol de Santo Antônio, o Farol da Barra foi inaugurado em dezembro de 1839 para auxiliar na orientação dos navegantes. Bem antes disso, em 1536, no mesmo local, foi erguido o Forte de Santo Antônio da Barra que serviu como base de proteção contra invasões estrangeiras. 
No local também está o Museu Náutico da Bahia onde é possível saber mais sobre as navegações que fizeram parte da história do Brasil. O  Farol é aberto a visitação de terça a domingo das 8h30 as 19h. O valor do ingresso é 15 reais.



Elevador Lacerda

Um dos principais cartões postais de Salvador, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e com seus 72 metros de altura, na época era considerado o mais alto do mundo. Recebeu este nome por causa do Engenheiro responsável, Augusto Frederico de Lacerda.
O Elevador faz a ligação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Possui quatro cabines com capacidade total de 128 pessoas. O trajeto dura 22 segundos e custa 15 centavos. Funciona 24 horas por dia.



Nas duas próximas fotos, a chegada a Cidade Alta logo na saída do Elevador Lacerda e a vista do Porto de Salvador.

  


Baía de Todos os Santos

Chegando a Cidade Alta, saindo do Elevador Lacerda, aproveite para apreciar a deslumbrante vista da Baía de Todos os Santos. Com aproximadamente 1,200 quilômetros quadrados, a Baía de Todos os Santos é a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo. Possui 56 ilhas, sendo a mais conhecida a famosa ilha de Itaparica. 



O mar da Baía de Todos os Santos é um dos melhores locais para mergulho do Brasil. As excelentes condições climáticas e a temperatura da água entre 20 e 28 graus Celsius, tornam o lugar ainda mais convidativo para a prática de mergulho. A visibilidade pode variar entre 15 e 20 metros, dependendo do lugar, mas a transparência da água é garantida pela ausência de chuvas e correntes marítimas mais intensas.


 
Pelourinho

O Pelourinho é o mais famoso bairro de Salvador, muito conhecido por suas ladeiras, casarões coloridos e igrejas. Reconhecido como Patrimônio da Humanidade e tombado pela Unesco, o Pelourinho é um reduto cultural a céu aberto. Nos anos 1990 passou por uma revitalização. Os casarões receberam nova pintura e as estruturas foram reforçadas. A revitalização valorizou o local e fortaleceu o turismo.


 
Mercado Modelo

O Mercado Modelo é um excelente local para comprar artesanatos, presentes e artigos típicos da Bahia. Está localizado ao lado do Elevador Lacerda e tem a sua frente a maravilhosa Baía de Todos os Santos. Possui 263 lojas e 2 restaurantes super conceituados de comida típica baiana. 

Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador compreende ruas, igrejas e monumentos históricos do período colonial.  Como forma de demonstrar poder, os proprietários rurais, aristocratas da época, mandavam construir casarões suntuosos. Isso enriqueceu a arquitetura local. 




 
Monumento da Cruz Caída

No local com uma das vistas mais bonitas de Salvador está o Monumento da Cruz Caída. O monumento foi construído em homenagem a antiga igreja da Sé, erguida em 1522 e demolida em 1933 para dar espaço a passagem dos bondes. 

 Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Salvador possui inúmeras igrejas lindas, mas sem dúvida a de Nosso Senhor do Bonfim é a mais conhecida. A tradicional festa do Senhor do Bonfim acontece no segundo domingo de janeiro. 

Mas ela é famosa mundialmente pela lavagem das escadarias, principal festa religiosa profana da igreja. Um cortejo de baianas carregando água de cheiro sai em procissão desde a igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia até  alto do Bonfim. Sempre em ritmo de festa, ao som de trios elétricos e com a contagiante alegria do povo baiano. 

A lavagem teve início em 1773, onde os escravos eram obrigados a deixar a igreja limpa para a festa do Senhor do Bonfim. 
No período de escravidão, os negros eram proibidos de praticar seus cultos, por isso acabaram associando seus orixás aos santos católicos.
Com o passar do tempo os adeptos do candomblé passaram a associar o Senhor do Bonfim a Oxalá. Depois disso a Arquidiocese de Salvador proibiu a lavagem interna da igreja e transferiu o ritual para as escadarias. 
Durante a lavagem, as portas da igreja ficam fechadas. 

 Fique de olho:

  • Como em qualquer lugar do Brasil, evite andar por ruas desertas e lugares afastados sem ajuda de um guia local. Tenha cuidado com seus pertences. 
  • Dependendo do número de dias que você for ficar, alugar um carro é uma boa opção. Para quem vai ficar pouco tempo, uma ótima opção é fazer o City Tour com uma Van. É fácil encontrar este tipo de serviço nos principais pontos da cidade.


  • Não deixe de almoçar, pelo menos uma vez, no Senac do Pelourinho. A comida de lá é deliciosa!


 



Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

Um comentário em “Lugares para visitar em Salvador – Bahia

Deixe uma resposta