Benefícios da Música para a Saúde

A música está envolvida a nossas vidas desde os primeiros anos de vida. As crianças se sentem felizes ao cantar, dançar e ouvir música. Ainda no ventre da mãe, os bebês são estimulados ao ouvir sons musicais. Diversos estudos comprovam que a música exerce poder curativo, também sendo responsável pela manutenção da saúde e como coadjuvante no tratamento de pessoas com algum tipo de deficiência no desenvolvimento cognitivo, casos de demência, dificuldades de aprendizado,  entre outros.

O ato de cantar leva a sensação de prazer e bem-estar, por isso a importância de ser usado como terapia. De acordo com Stephen Chun-Tao Cheng em sua obra “O Tao da Voz”, ao cantar com uma voz expressiva e bem produzida, são criadas vibrações emocionais e sonoras que podem elevar o espírito, expandir a mente e fazer você se sentir além do seu ser. Há liberação das tensões nervosas e produção de energia. Isso leva a paz interior e alívio da sensação de carregar o mundo nas costas.

benefícios_da_música_para_a_saúde

Um estudo da Stanford University (Califórnia, Estados Unidos), comprova que a música ajuda a melhorar a capacidade do cérebro em distinguir entre sons que mudam rapidamente. Isto também confirma a noção de que o cérebro não é um órgão imutável, mas adaptável, o que significa que com treino adequado, as pessoas podem melhorar a agilidade mental. A música também é usada na terapia bioenergética. De acordo com esta teoria, sentimentos reprimidos, ansiedade, estresse e fadiga mental acabam se refletindo no corpo físico através de dores musculares. Estes problemas podem ser aliviados através da liberação da tensão emocional e muscular, que pode ser realizada através do canto.

benefícios_da_música_para _a_Saúde
Foto e produção: Aline Maróstica

Segundo o psiquiatra John M. Bellis, o uso do corpo como instrumento vê o uso da voz como recurso para olhar para dentro de nós mesmos e assim levar a liberação das tensões existentes. Nossa voz é produzida pelas pregas vocais, mas elas não são as únicas responsáveis pelo som. É preciso um bom apoio respiratório, para que elas vibrem perfeitamente, tenham adução e apoio relacionado ao som. Esse apoio está no trabalho de ressonância e articulação. A ressonância é a propagação vibratória do som e é a base para o processo de cura através da música.

benefícios _da_música_para_a_saúde

Como nosso corpo é formado por grande quantidade de água, a condução sonora é favorecida. As ondas sonoras penetram o nosso corpo e as vibrações produzidas ativam o sistema nervoso simpático que aciona as células vivas e levam a um equilíbrio e a regulação da saúde.

____________________

Alessandra Maróstica de Freitas

Fisioterapeuta e Pianista

Especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos (UNIFESP)

 

 


Observação: Este artigo é de minha autoria e foi publicado em 12 de Maio de 2012 no Portal Educação, de onde sou colunista.

Link da publicação original: http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos/12110/beneficios-da-musica-para-a-saude#ixzz2KsFPbEWt

 


Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

Deixe uma resposta