Parque Ecológico Xcaret

O parque ecológico Xcaret está localizado em um santuário natural, banhado pelo mar do Caribe Mexicano e repleto de riquezas arqueológicas. Fica pertinho da Playa del Carmen na Riviera Maya, e a aproximadamente 75 km ao sul de Cancún.

O parque funciona das 8h30 as 22h30. Estávamos hospedados em Cancún e o ônibus que faz o transporte até o parque, passou no nosso hotel as 7h para nos buscar. Chegamos no parque poucos minutos antes da abertura.

Xcaret

Foto da entrada do parque.

Xcaret

Ainda no caminho, nosso guia avisou que somente são permitidos protetores solares biodegradáveis. Na entrada do parque os visitantes devem mostrar os protetores que trouxeram. Se não estiver de acordo, eles são “confiscados” e devolvidos somente no fim do dia. Os nossos, levados do Brasil, não eram permitidos e foram retidos. Mas não se preocupe, você não vai torrar no sol caribenho. Para cada pessoa é fornecido um sachê de protetor solar permitido, assim evitando danos a natureza.

Xcaret

O parque é grande e tem muita coisa para conhecer. O melhor é você já definir antecipadamente as atividades que pretende fazer durante seu dia, para terminar a tempo de assistir o belíssimo espetáculo a noite.

 

As principais atrações do parque Xcaret são:

 

Voladores de Papantla

A cerimônia conhecida como Ritual dos Voladores é considerada pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Na cerimônia 4 Voladores escalam um poste e um permanece sentado na borda da plataforma. Este que está sentado toca melodias em homenagem ao sol e aos 4 pontos cardeais, com uma flauta.  O som é tão envolvente que até hoje me lembro nitidamente dele.

Voladores_de_Papantla

Em um certo momento os 4 Voladores se lançam do alto, pendurados por uma corda. Eles rodam em movimentos que imitam pássaros enquanto descem até o chão. É simplesmente fantástico!

voladores_de_papantla

Xcaret

A apresentação é realizada as 11h30, 13h e 15h.

 

Torre Panorâmica

 

Esta torre giratória sobe a uma altura de aproximadamente 80 metros. Do alto se tem uma visão privilegiada da ilha de Cozumel e da Riviera Maya. 

Xcaret

Xcaret

Xcaret

 

Zonas Arqueológicas

A região onde está localizado o parque Xcaret foi uma importante zona arqueológica Maia. Xcaret, que em maia significa “pequena enseada”, teve o ápice do seu poder no final do período clássico, entre 1400 e 1517 AC.  Ao longo de todo território, você se depara com diversas estruturas. O passeio acaba se tornando uma aventura arqueológica onde podemos descobrir riquezas escondidas por todo o parque.

Xcaret

Xcaret

Meu marido até encontrou um ancestral! 😆 

Xcaret

Xcaret

Aviário

O aviário de Xcaret possui mais de 44 espécies de pássaros tropicais. Os pássaros vivem em um santuário natural e interagem livremente. O parque recebeu o primeiro prêmio concedido a programas de espécies ameaçadas de extinção, o Recorde Mundial do Guiness, por ser o lugar onde mais araras nasceram em um ano.

Xcaret tem tido muito sucesso na criação de vários espécies como por exemplo a arara, arara verde, papagaio de Yucatan, papagaio de testa vermelha, papagaio-de-cabeça-amarela, pato pijiji, tucano, tucano araçari, flamingo rosa, entre outros.

xcaret

Xcaret

xcaret_flamingo

Rios Subterrâneos

Os rios subterrâneos são formados por uma rede de canais sob a península de Yucatan. Para sua segurança é obrigatório o uso de coletes salva-vidas. Com equipamento de snorkel você pode admirar as formações rochosas, fósseis marinhos e antigos cenotes maias.

O percurso tem cerca de 600 metros. Para sua comodidade, você pode deixar suas coisas em uma bolsa numerada e trancada com uma chave, que você leva pendurada no pescoço enquanto nada pelo rio. Estas bolsas são levadas para a saída do rio subterrâneo e no final do seu passeio, você pega suas coisas. 

Antes de chegarmos na entrada do rio, nós ouvimos vários gritos. Ao chegar mais perto percebemos que os gritos vinham exatamente da entrada dos rios subterrâneos. Ao colocar os pés na água, percebemos o motivo dos gritos…. Muito gelada!!!   Mas a gente acostuma rápido e diante de tanta beleza, vale o sacrifício!

Xcaret

Xcaret

Xcaret

Xcaret

Os rios subterrâneos são compostos por labirintos de cavernas, por isso grande parte do percurso é bem escuro. Ao longo do rio  existem entradas naturais de luz e saídas de emergência.

Xcaret

Xcaret

Tartarugas Marinhas

Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, seis delas se aninham na costa do México e quatro na Quintana Roo. Por esse motivo o parque Xcaret colabora com os programas de proteção e preservação das espécies.

Xcaret

xcaret

Xcaret

Praia

A baía de Xcaret é um lugar paradisíaco, perfeito para relaxar e apreciar as belezas naturais da região. Você pode se banhar nas águas do mar do Caribe, caminhar na areia fofa, tomar uma bebida nos quiosques ou simplesmente deitar nas redes. 

Xcaret Xcaret xcaretXcaret

Cemitério Mexicano

Com pequenas igrejinhas coloridas, representa bem a tradicional festa mexicana do dia de los muertos.

xcaret

xcaret

Aquário de Recife de Corais

Neste aquário natural, existem mais de 500 estruturas de recifes de corais juntamente com esponjas, larvas, corais e moluscos que se originam de um processo de colonização natural. Você vai se deslumbrar com as cores e as belezas e tesouros do mar do Caribe.

xcaret

xcaret

Show Xcaret México Espetacular

É um lindo espetáculo que conta a história do México desde os tempos pré-hispânicos, até os dias de hoje. São mais de 300 atores e um figurino rico em detalhes. A apresentação é bastante variada com danças típicas, lendas mexicanas e os famosos Mariachis.

xcaret

xcaret

xcaret

O parque tem muitas outras atrações inclusas nos ingressos e também outras pagas a parte, como por exemplo nadar com golfinhos. Consulte o site oficial para maiores informações clicando aqui.

 

Como chegar:

Estávamos hospedados em Cancún e compramos o passeio para Xcaret com um agente de viagens que tinha um estande dentro do nosso hotel. Você também encontra estes estandes nos principais shoppings da cidade. No nosso pacote estavam inclusos os ingressos, o transporte e a refeição no parque.

Você também pode comprar seu ingresso ainda no Brasil, diretamente no site oficial do parque Xcaret. Ao entrar no site você seleciona se vai querer usar o serviço de transporte e o tipo de ingresso que mais lhe agrada. Depois selecione a data da sua visita, quantos adultos e crianças e clique em comprar.

xcaret ingressos

Existem diferentes tipos de ingressos, para um ou mais dias e combos que incluem visitas a outros parques.

Os mais procurados são o Tour Xcaret Básico e o  Tour Xcaret Plus. A diferença entre eles é que o Plus dá direito a 1 refeição que inclui uma cerveja e refrigerantes, águas e sucos ilimitados. Também te dá acesso a área Plus, com toalhas, armários e uso de equipamentos de Snorkel (mediante um depósito reembolsável).

Na tela seguinte você seleciona o seu hotel na lista, para saber a que horas o transporte vai passar para te buscar no dia do passeio.

Xcaret_ingressos

O Tour Xcaret Básico + transporte de hotéis em Cancún custa 109 dólares para adultos e 54,83 dólares para crianças de 5 a 11 anos.

O Tour Xcaret Plus + transporte de hotéis em Cancún custa 135 dólares para adultos e 67,58 dólares para crianças de 5 a 11 anos.

Menores de 4 anos não pagam ingresso.

O pagamento é feito através de cartão de crédito. Após a confirmação da compra, você receberá um código (ID) que deverá ser mostrado na hora de retirar a pulseira na bilheteria do parque. Leve o cartão de crédito utilizado na compra (ou uma cópia dele), pois poderá ser solicitado.

Para finalizar, mais algumas fotos do parque Xcaret.

Xcaret

Xcaret

Xcaret

Xcaret

Xcaret

xcaret

Xcaret

Endereço:

Estrada Chetumal – Puerto Juárez,

Km. 282, Solidariedad,

Quintana Roo, México.

Telefone no Brasil: 0800 892 3371

Site em português: www.parquexcaret.com.br

 

Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

2 comentários em “Parque Ecológico Xcaret

  • 22 de fevereiro de 2016 em 22:19
    Permalink

    Que lugar maravilhosooooooooo!!!! Nossa estou encantada com as fotos, vou começar a juntar uma graninha para um dia conhecer!!! Obrigada pelas dicas… bjokas Ale!

    • 24 de fevereiro de 2016 em 09:48
      Permalink

      Pessoalmente é mais maravilhoso ainda!!! Vale muito a pena conhecer!!! Bjs

Os comentários estão desativados.