Maravilhosas piscinas naturais em Porto de Galinhas

Piscinas naturais com água morna e cristalina…

Onde fica esse paraíso?

Porto de Galinhas, é Claro!

Porto_de_galinhas_brasil

Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca no estado de Pernambuco. Tem esse nome por causa dos escravos que chegavam para serem vendidos contrabandeados.  Eles vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. Quando chegavam ao porto, a senha era “Tem galinha nova no Porto”. Daí o nome Porto das “Galinhas” e depois Porto de Galinhas.

Para quem vai de avião é preciso descer em Recife e de lá pegar outro transporte até Porto de Galinhas. No momento da reserva da pousada, já aproveitei e perguntei a indicação de um translado seguro. Fui informada que eles faziam o serviço. Combinamos tudo por telefone e no dia e hora marcados, a pessoa responsável estava no desembarque no aeroporto nos aguardando. O carro era um Fiat Doblo, que acomodou a nós e nossas malas confortavelmente. O percurso de cerca de 60km dura aproximadamente 1 hora de carro.

Ficamos na Pousada Porto do Colibri que fica a 5 minutos do centro de Porto de Galinhas. O quarto é pequeno mas muito aconchegante. Possui varanda, ar condicionado, TV via satélite e frigobar.

porto_de_galinhas (20)

hotel_porto_do_colibri

Porto_de_galinhas_brasil1 (2)

A pousada também tem piscina, bar, estacionamento gratuito e Wi-Fi. Por um custo adicional é possível usar a churrasqueira.

 

porto_de_galinhas (7)

porto_de_galinhas (5)

porto_de_galinhas (19)

porto_de_galinhas (6)

O café da manhã era bem variado, com pães, frutas, bolos e sucos. Como viajamos fora de temporada, não tinha quase ninguém na pousada. Foram raras as vezes em que havia mais alguém tomando café da manhã. Na maioria das vezes estávamos só eu e meu marido, sendo “mimados” com atendimento exclusivo. 😆

porto_de_galinhas (28)

porto_de_galinhas (30)

porto_de_galinhas (29)

A única refeição inclusa na diária era o café da manhã. Almoçamos todos os dias em quiosques variados nas praias de Porto de Galinhas. Para jantar escolhemos os restaurante Maracajú, que fica dentro do hotel Aconchego, pertinho da nossa pousada.

porto_de_galinhas (25)

Jantamos lá todos os dias, pois a comida é deliciosa! No menu você encontra diversos pratos da culinária regional, além de várias opções de drinks e vinhos para degustar em um ambiente super descontraído.

porto_de_galinhas (10)

porto_de_galinhas (9)

porto_de_galinhas (11)

porto_de_galinhas (24)

O centro de Porto de Galinhas ficava pertinho da pousada. Cerca de 3 km. Para chegar lá é possível pegar um táxi ou um bugue. A corrida de bugue é bem mais barata que a de táxi e você encontra bugueiros facilmente em qualquer rua da cidade.

Também no centro, existem várias opções de lojas de artesanato, bares e restaurantes. As ruas e o comércio local são decorados com galinhas e você pode comprar diversos souvenirs com galinhas. Um mais fofo que o outro.

porto_de_galinhas (35)

porto_de_galinhas (34)

porto_de_galinhas (37)

porto_de_galinhas (36)

Porto_de_galinhas_brasil1 (1)

 

Porto de Galinhas é famosa pelas piscinas naturais de águas mornas e cristalinas, onde você pode nadar ao lado dos peixes. As piscinas são contornadas por recifes de corais que aparecem quando a maré está baixa. Para aproveitar melhor o passeio é necessário seguir a tábua das marés.

Para que você entenda melhor, a maré é o movimento das águas do mar. Como sofre influência das fases da lua, do local e do horário, a maré pode se elevar ou abaixar em relação a uma referência fixa no solo. Os hotéis e pousadas geralmente possuem um mural com a tábua das marés do dia. Mas se você quiser, pode consultar diretamente no site da marinha.

As piscinas naturais estão a cerca de 200 metros da costa. Para entrar é necessário aguardar que a maré suba pelo menos 1 metro. Os recifes estão cobertos de corais que devem ser preservados. Como são muitos sensíveis, é preciso tomar bastante cuidado e só pisar em locais permitidos.

porto_de_galinhas (12)

O acesso as piscinas é controlado, sendo permitido somente 75 pessoas por vez. É preciso pegar uma fila, assistir um vídeo com instruções de preservação e pegar uma pulseira que te libera a entrar nas piscinas.

Para chegar nas piscinas o mais indicado é usar uma jangada, principalmente para quem vai levar câmeras fotográficas e bolsas. Dá para chegar andando também, mas  se a maré subir muito e você tiver que voltar nadando, pode ser arriscado. Se optar por ir andando, use calçados adequados para evitar machucados caso pise em ouriços.

Para apreciar melhor as belezas do local é bom ter máscara e snorkel. Alguns jangadeiros fornecem o kit, mas nós preferimos sempre levar o nosso equipamento pessoal. Por questões de higiene.

Nem todas as piscinas são abertas ao público e a vantagem de ir na baixa temporada é poder aproveitar melhor o pouco espaço.

porto_de_galinhas (16)

porto_de_galinhas (17)

porto_de_galinhas (15)

porto_de_galinhas (18)

Várias pessoas dizem ter visto muitos peixes durante a visita. Nós vimos poucos peixes.

porto_de_galinhas (14)

porto_de_galinhas (13)

Na costa existem diversos restaurantes e quiosques com diversas opções para comer, especialmente frutos do mar. Os próprios restaurantes e quiosques fornecem guarda-sol, mesa e espreguiçadeiras para os clientes.

praia_porto_de_galinhas (1)

praia_porto_de_galinhas (2)

Uma forma de conhecer outras praias da região é o passeio de bugue. O passeio mais comum é o chamado “Ponta a Ponta” que passa por Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe.

porto_de_galinhas (26)

Em Muro Alto existe uma barreira de quase 3 km de extensão. Um verdadeiro “paredão” em frente a praia. Por isso o nome da praia é Muro Alto.

porto_de_galinhas (32)

porto_de_galinhas (33)

O ponto fraco deste local é a falta de suporte aos turistas. Como na região existem luxuosos resorts, não existem restaurantes e as poucas barracas de comida são super caras. Também não vi banheiros públicos. Se existem ficam bem escondidos.

Mas o lugar é lindo e vale a pena conhecer!

muro_alto_praia

Durante o passeio passamos por praias lindas com paisagens deslumbrantes!

porto_de_galinhas (4)

porto_de_galinhas (3)

porto_de_galinhas (2)

O passeio de bugue termina no Pontal de Maracaípe. Neste lugar o Rio Maracaípe se encontra com o mar. As águas são mornas e tranquilas, perfeitas para relaxar.

As principais atrações em Pontal de Maracaípe são os  manguezais e o projeto Hippocampus de preservação dos cavalos marinhos.

porto_de_galinhas (38)

porto_de_galinhas (1)

No Manguezal dá para ver caranguejos de diversos tamanhos, como este bem pequeno da próxima foto.

porto_de_galinhas (39)

O nosso guia, que já está habituado, encontrava caranguejos escondidos nos lugares mais inusitados. Como estes dois de coloração avermelhada.

porto_de_galinhas (40)

O projeto Hippocampus de preservação dos cavalos marinhos é um trabalho muito interessante. Conheça mais clicando aqui.

projeto_hippocampus_porto_de_galinhas

Esse tronco em formato de cavalo marinho foi esculpido pela natureza. Não é perfeito?

cavalo_marinho_Maracaipe

Para finalizar o post, Porto de Galinhas é um lugar maravilhoso, um verdadeiro paraíso do nordeste brasileiro. Vale muito a pena conhecer!

Fique de olho:

  • Para comprar artesanatos e souvenirs, vá nas lojas mais afastadas da praia. Os produtos são os mesmos, só que com preços bem menores.

 

  • Passe protetor solar antes de fazer o passeio de bugue. Durante o dia podem ter variações do clima. Mesmo que não esteja sol no início do passeio, ele pode aparecer de repente e te pegar desprevenido.

 

  • Saia de Porto de Galinhas com bastante antecedência, para não perder o voo em Recife. Na chegada a Recife há uma zona de trânsito intenso, dependendo da hora.

 

  • Viajar entre agosto e setembro é bem mais barato. Você encontra passagens aéreas, hotéis e pousadas com ótimas promoções.

 

  • Se o seu hotel for afastado do centro de Porto de Galinhas e você for usar o bugue como transporte, barganhe o preço. Sempre conseguimos bons descontos.



Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

7 comentários em “Maravilhosas piscinas naturais em Porto de Galinhas

  • 22 de abril de 2016 em 18:44
    Permalink

    Oi Alessandra e pessoal do Tirando Férias! Sou Leonardo Chaves, do blog “O Reverso do Mundo”, que assim como vocês, ficou entre os TOP no TopBlog, também na categoria Turismo e Lazer. Tava vendo aqui um monte de coisa do blog de vocês e resolvi deixar meu recado nesse post, pois sou de Pernambuco, só que ainda não estive em Porto de Galinhas, estive em Abril agora, perto de Porto, em Tamandaré. Se um dia vocês voltarem por esses lados, seria uma boa sugestão, além de Maragogi, que é divisa daqui de Pernambuco com Alagoas, que além de ter essas praias igualmente lindas, tem uma night tb pra quem gosta de curtir agito. Tem muita coisa boa por aqui, como o Reverso é recente, ainda não temos uma viagem internacional na bagagem, fazemos por prazer (o grande impulso pra gente fazer um trabalho tem mesmo que ser o amor pelo que se faz, né?), mas é um dos nossos objetivos.
    Eu já me inscrevi pra receber os posts por e-mail. Gostei do blog de vocês e espero que tenha mais e mais sucesso.
    Abração!

    Resposta
    • 4 de maio de 2016 em 15:38
      Permalink

      Olá Leonardo!!! Fiquei muito feliz com a sua mensagem! Para mim foi uma surpresa muito grande estar entre os TOP no TopBlog. Parabéns a você por também ser um Top! Já dei uma passada no “O reverso do Mundo” e gostei bastante! Obrigada pelas dicas aí de Pernambuco e região. Adoro sol e mar e sempre que posso, vou para o nordeste. Já me inscrevi na newsletter e vou acompanhar teu blog também pelas redes sociais. Muito sucesso!!! Grande abraço!

      Resposta
  • 11 de setembro de 2016 em 21:30
    Permalink

    Precisa de Transfer & Passeios?

    A NORDESTUR é uma empresa que atua na área de turismo receptivo em Porto de Galinhas. Com a tradição e um atendimento exclusivo, a NORDESTUR vai proporcionar diversão e segurança necessárias para você desfrutar das maravilhosas praias do litoral pernambucano.

    Whatsapp: 81 99484.8266 / 81 97121.4097

    Email: contato@nordestur.com.br
    Visite nosso site: http://www.nordestur.com.br

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2016 em 13:46
    Permalink

    Porto de Galinhas é linda!!! Tenho muita vontade de voltar. Adorei o post!!

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2017 em 20:06
    Permalink

    Alessandra, amei o post! Super completo! Porto de Galinhas é tudo de bom! Passear nas piscinas naturais fez parte de minha infância, morro de saudades. Acredita que nunca fiz o passeio de buggy! Acho que preciso de voltar lá para fazer!

    Resposta
    • 2 de fevereiro de 2017 em 14:33
      Permalink

      Tão bom ter recordações de um lugar lindo como Porto de Galinhas, ainda mais na infância! Agora é só voltar e passear de buggy!!!

      Resposta

Deixe uma resposta