10 lugares imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro

Conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro é um dos lugares mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Possui praias maravilhosas e seu litoral montanhoso, proporciona vistas de tirar o fôlego. A cidade é mundialmente famosa pelo exuberante carnaval. Foi sede do governo brasileiro entre 1763 até 1960 e ainda preserva muitas riquezas históricas e culturais daquela época.

O Rio de Janeiro possui inúmeros lugares incríveis para visitar, mas nem sempre é possível dispor de tempo suficiente para conhecer a todos. A ideia deste post é ajudar quem quer conhecer ao menos um pouco do que a cidade tem a oferecer.

 

Os 10 lugares selecionados pelo blog são:

 

1- Corcovado e Cristo Redentor

Localizado no Parque Nacional da Tijuca, o Morro do Corcovado abriga a famosa estátua do Cristo Redentor, símbolo da cidade do Rio de Janeiro. A estátua foi inaugurada em 1931, possui 38 metros de altura e desde 2007 é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

É possível chegar ao Corcovado de várias maneiras. A mais tradicional é o Trem do Corcovado, onde você aproveita o percurso para apreciar a linda vista do Parque da Tijuca. Também dá para chegar de carro, táxi ou van, mas somente até o estacionamento, de onde partem os veículos oficiais que nos levam até o topo.

Cristo-redentor-rio-de-janeiro

Na próxima foto a vista do Complexo do Pão de Açúcar a partir do Corcovado.

Rio-de-janeiro-Brazil (1)

 

Rio-de-janeiro-Brazil (19)

 

Lá de cima a vista é maravilhosa!  Aproveite para tirar muitas fotos e apreciar a belezas que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Evite filas, compre seus ingressos aqui.

Endereço: Parque Nacional da Tijuca, Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro.

 

2- Pão de Açúcar

 

O complexo do Pão de Açúcar é composto pelo Morro do Pão de Açúcar, o mais alto com 396 metros de altitude e pelo Morro da Urca, com 220 metros de altitude. Assim como o Cristo Redentor, é um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil.

Rio-de-janeiro-Brazil (1)

O local possui o famoso Bondinho do Pão de Açúcar, um teleférico que sai da Praia Vermelha, faz sua primeira parada no Morro da Urca e depois vai até o Morro do Pão de Açúcar. Do alto do Pão de Açúcar se tem mais uma vista deslumbrante do Cristo Redentor, da Baía da Guanabara, da Praia de Copacabana, do bairro da Urca e da cidade de Niterói. O teleférico foi inaugurado em 1912 e nestes mais de 100 anos de funcionamento, milhões de pessoas já passaram por lá. A capacidade do teleférico é de 65 passageiros por viagem e cada trajeto é realizado em aproximadamente 3 minutos.

Bondinho-Pão-de-açúcar
Fonte da imagem: Wikipédia

O Bondinho funciona das 8h as 20h. Compre seus ingressos aqui.

Endereço: Avenida Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro.

 

3- Praia de Copacabana

 

Conhecida como “Princesinha do Mar”, a Praia de Copacabana é uma das mais famosas do Brasil.  Está localizada no bairro de Copacabana e suas areias servem de palco para diversos eventos importantes, como por exemplo a grandiosa queima de fogos no Réveillon.

Seu calçadão é conhecido mundialmente pelo desenho que simula ondas do mar. Ao passear pelo calçadão, você vai encontrar uma estátua em bronze do escritor Carlos Drummond de Andrade.

 

Rio-de-janeiro-Brazil (3)

 

carlos-drummond-praia-copacabana

Em todo o percurso da Praia de Copacabana existem diversos quiosques para comer e beber. A beira-mar está o sofisticado hotel Copacabana Palace, famoso por hospedar pessoas ilustres como a Princesa Diana e Madonna.

Rio-de-janeiro-Brazil (6)

 

 

4- Escadaria Selaron

A escadaria na verdade é a Rua Manuel Carneiro, que serve para ligar o Largo da Lapa ao bairro de Santa Tereza, passando pelo convento de mesmo nome. Com casas em ambos os lados, não tinha nenhum atrativo antes de começar a ser decorada em 1994 pelo artista plástico chileno Jorge Selaron, que morava e tinha seu estúdio no local.

Aproveitando as comemorações da Copa do Mundo de futebol em 1994, Selaron fez uma homenagem ao país que o acolheu, desenhando a bandeira brasileira com retalhos de azulejos. Depois disso passou a implantar um jardim, plantando flores em banheiras. A obra foi ganhando fama e força e o artista recebia doações de azulejos vindos de todo o mundo. Assim ele decorou com azulejos todos os degraus, muros e muretas das casas.

A escadaria foi tombada em 2005, e com isso não poderá ser modificada sem o aval da prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Rio-de-janeiro-Brazil (10) Rio-de-janeiro-Brazil (21)

 

Endereço: Rua Manuel Carneiro, Santa Tereza – Rio de Janeiro.

 

5- Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

Inaugurada em 1979, a Catedral construída em estilo moderno, possui formato cônico com 75 metros de altura e 106 metros de diâmetro. Possui capacidade para 20 mil pessoas em pé e 5 mil sentadas. A parte interna possui vitrais rasgados que permitem iluminação natural.

Rio-de-janeiro-Brazil (14)

Rio-de-janeiro-Brazil (12)

 

A Catedral abriga em seu subsolo o Museu de Arte Sacra, que possui em seu acervo mais de 5 mil peças entre elas as pias batismais utilizadas para batizar príncipes da família real e o trono de Dom Pedro II.

Museu-arte-sacra-rj

 

A catedral está aberta a visitação todos os dias das 7h as 18h.

O museu funciona diariamente das 8h as 12h e das 13h as 16h | Sábados e Domingos das 8h as 12h.

Endereço: Avenida República do Chile, 245 – Centro, Rio de Janeiro.

Entrada Franca

 

6- Estádio do Maracanã

O estádio Jornalista Mário Filho conhecido popularmente como Maracanã, foi inaugurado em 1950. Recebeu em seu gramado grandes jogos como nas copas do mundo sediadas no Brasil, no mesmo ano de sua inauguração 1950 e em 2014. Também foi palco de shows inesquecíveis como Frank Sinatra, Rolling Stones e Paul McCartney.

Em 2016 vai se o local de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, recebendo pessoas do mundo inteiro.

 

Rio-de-janeiro-Brazil (8)

 

Maracanã-RJ
Fonte da imagem: UOL

Em frente a entrada principal do Maracanã existe uma estátua, teoricamente do Jogador Bellini um famoso jogador brasileiro de futebol. Mas o verdadeiro nome da obra é “Monumento aos Campeões do Mundo” e quem conheceu o Bellini, afirma que o rosto da estátua não tem nada de parecido com o do jogador.

Maracana-RJ

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, s/n – Rio de Janeiro

 

7- Sambódromo da Marquês de Sapucaí

Na Rua Marquês de Sapucaí já eram realizados os desfiles de carnaval antes mesmo da construção do Sambódromo. Naquela época as arquibancadas e camarotes eram montados para o evento e desmontados após o término. Projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, o Sambódromo foi inaugurado em 1984 com o nome de “Passarela do Samba”. Em 1987 o nome oficial passou a ser “passarela Professor Darcy Ribeiro”, em homenagem ao antropólogo mentor da obra. Sua capacidade atual é 75.500 pessoas.

Fonte: UOL
Fonte da imagem: UOL

O Sambódromo fica aberto a visitação durante o ano todo. Sob o grande arco de concreto da praça da Apoteose é possível conhecer o Museu do Samba e tirar fotos vestindo fantasias. Nos meses que antecedem o carnaval dá para assistir aos ensaios das Escolas de Samba.

Rio-de-janeiro-Brazil (11)

 

Rio-de-janeiro-Brazil (16)

Endereço: Rua Marquês de Sapucaí, s/n – Rio de Janeiro

 

8- Teatro Municipal do Rio de Janeiro

A construção inspirada na Ópera Garnier de Paris, foi inaugurada em 1909. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro é a única instituição cultural brasileira que mantém simultaneamente uma Orquestra Sinfônica, um Coro e uma Companhia de Ballet. Durante sua existência passou por várias reformas, mas em 2008 sofreu a maior delas com reforço na estrutura e modernização dos equipamentos cênicos.

Teatro-municipal-RJ-Brazil

 

Theatro-municipal-rj

Ao lado do Teatro há uma estátua do maestro brasileiro Carlos Gomes, retratado no momento em que terminava a regência e pedia silêncio à orquestra para que recebesse os aplausos.

Rio-de-janeiro-Brazil (17)

Endereço: Praça Floriano s/n – Rio de Janeiro

 

9- Arcos da Lapa

Esta famosa construção do período colonial é na verdade o Aqueduto da Carioca. Construído em 1723 para tentar resolver o problema de falta de água na cidade, o Aqueduto tinha como objetivo levar água do Rio Carioca, altura do Moro do Desterro até o Morro de Santo Antonio.  Possui 17,6 metros de altura, 270 metros de extensão e 42 arcos em estilo romano. Foi construído com mão de obra escrava e indígena.

Rio-de-janeiro-Brazil (18) Rio-de-janeiro-Brazil (20)

 

Com a chegada da República foram implantadas novas formas de abastecimento de água e em 1986 o Aqueduto passou a ser usado como viaduto de bondes que levam ao Bairro de Santa Tereza.

Arcos-lapa-rj
Fonte da imagem: Wikipédia

A Lapa é considerada um bairro boêmio com diversas opções para curtir à noite. Também tem muitos barzinhos perfeitos para curtir um final de tarde ao som de boa música.

 

10- Confeitaria Colombo

Fundada em 1894 por imigrantes portugueses, a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas e tradicionais casas comerciais do Brasil. Em sua trajetória recebeu clientes famosos como Heitor Villa Lobos, Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, entre outros. A decoração em estilo Art Nouveau nos faz viajar a Belle Époque.

É possível escolher entre uma grande variedade de deliciosos doces, como o tradicional pastel de Belém, salgados e lanches. Os preços são um pouco mais caros se comparados com outras confeitarias brasileiras, mas vale a pena só por estar em um lugar tão deslumbrante e que fez parte da história do país.

confeitaria-colombo

 

No segundo piso da confeitaria Funciona o restaurante Cristovão que oferece um cardápio com as culinárias portuguesa e espanhola.

restaurante-cristovao-rj

 

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro, Rio de Janeiro.

 

Como eu disse no início do post, o Rio de Janeiro possui muitas atrações e lugares incríveis para conhecer. Estes 10 lugares que selecionei, vão servir para te deixar com aquele gostinho de “quero mais”.

 

Dica: Compre ingressos de diversos pontos turísticos no Rio de Janeiro pela Ticketbar e não pegue filas.

 

 

Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

5 comentários em “10 lugares imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro

Os comentários estão desativados.