De Santos a Veneza a bordo do MSC Preziosa (Cruzeiro de Travessia)

Hoje vou falar sobre uma das viagens mais fantásticas que já fiz:  Um cruzeiro de travessia. 

Mas você deve estar se perguntando qual a diferença de uma travessia para um cruzeiro comum. No cruzeiro comum você sai e chega ao mesmo lugar. Por exemplo: Santos, Cabo Frio, Ilha Bela, Santos. Você sai do porto de Santos e retorna ao porto de Santos.

As travessias acontecem duas vezes por ano, quando os navios vem para o Brasil e quando eles vão embora. Isso porque existe a temporada de cruzeiros, que geralmente coincide com o verão dos países. Então os navios de cruzeiros vem para o Brasil entre outubro e novembro e voltam para a Europa entre  março e abril.

Durante todo o verão, os navios fazem pequenos cruzeiros na costa brasileira. Quando o verão do Brasil termina, o navio tem que voltar a Europa para continuar em operação. 
Essa viagem de volta, chamada de travessia, dura em média 20 dias. O navio vai parando em diversas cidades de países diferentes. 
Viajamos com o navio Preziosa da empresa MSC cruzeiros.

 

 

Para conhecer mais detalhes sobre o navio, leia o post:  Conheça o Navio MSC Preziosa.

 

Então vamos aos detalhes.

 

Embarcamos no porto de Santos em São Paulo. O terminal de passageiros passou por reforma há alguns anos, mas ainda precisa melhorar muito. Ficamos cerca de 2 horas aguardando o check-in. Não haviam lugares suficientes para sentar. Foi bastante cansativo.
MSC_Preziosa (3)

 

Após longa espera, nossa senha foi chamada. Pensei, ufa finalmente. Mas minha felicidade durou pouco. Fomos encaminhados para uma fila imensa…  E lá ficamos por mais uns 40 minutos.

 

MSC_Preziosa (47)
No check-in você cadastra um cartão de crédito internacional de onde será debitada sua conta no final do cruzeiro. Caso você não possua um cartão de crédito ou não queira fornecer os dados, é preciso deixar um valor em espécie como garantia. Você recebe um cartão magnético que vai ser sua identificação pessoal, vai servir para pagar seus gastos durante o cruzeiro e também será a chave para abrir a porta da cabine. 
Neste cartão também estarão as informações do seu jantar, nome do restaurante, mesa e turno.
Este cartão magnético está atrelado ao seu cartão de crédito e você poderá fazer todo tipo de compra dentro do navio até o limite que sua operadora de cartão de crédito pré autorizou. Se este cartão for bloqueado, você deverá se dirigir até o balcão de contas do navio e informar um novo número de cartão de crédito. 
Com o check-in realizado, nos dirigimos para o navio. Tivemos que tomar um ônibus até o local pois o terminal não comporta um navio deste porte. 
Minha primeira impressão ao ver o MSC Preziosa foi “Ohhhhh”. Fiquei maravilhada com tamanha imponência. É um navio imenso e muito bonito!
Tentei tirar várias fotos panorâmicas do navio, mas todas saíram desfocadas. Como ele não cabe em uma única foto, aqui está metade do MSC Preziosa.
MSC_Preziosa (51)
As malas são despachadas no terminal, assim que você chega ao porto. Depois são colocadas em frente a sua cabine. 
MSC_Preziosa (48)
Nossa cabine era interna e ficava no deck 10 (equivalente ao 10º andar). A cabine interna não possui vista para o mar nem varanda, mas ela é bem espaçosa e confortável. Além disso, tem o preço mais em conta.
A cabine tinha cama de casal, armário com quatro portas, cabides, seis gavetas, cofre, mini bar, sofá e mesinha, TV de LCD 32′ com canais interativos, telefone, internet (paga a parte), penteadeira com espelho, secador de cabelos, banheiro com chuveiro e coletes salva-vidas. A área da cabine era de aproximadamente 14 m2.
MSC_Preziosa (28)
Nossa viagem durou 19 dias. Veja o itinerário detalhado na próxima foto.

Neste post vou falar exclusivamente do cruzeiro. Decidi não falar detalhes dos locais de parada, para não ficar muito extenso. 
Posteriormente vou escrever detalhadamente sobre cada cidade e então vou dar muitas dicas sobre passeios, compras e restaurantes. Aguardem!

 


No primeiro dia a bordo você deve escolher o seu turno de jantar. O primeiro turno é as 19h30 e o segundo turno as 21h30. Esta divisão é feita para acomodar todos os hóspedes confortavelmente. 
Eu particularmente prefiro jantar no segundo turno, para poder aproveitar o máximo do dia dentro ou fora do navio. 

A maioria das mesas comportam seis pessoas ou mais. Se  você estiver viajando sozinho ou casal, será acomodado juntamente com outras pessoas na mesma mesa. Será uma excelente oportunidade de fazer novas amizades. O jantar é sempre no mesmo restaurante. Sua mesa será a mesma até o final do cruzeiro, com o mesmo garçom e as mesmas companhias.

Como estávamos viajando com mais dois casais de amigos, jantamos todas as noites juntos. Mas tivemos a oportunidade de conhecer várias pessoas de diferentes países, durante as outras refeições e  nos diversos bares, restaurantes e atrações do navio.

Nosso restaurante para o jantar foi o The Golden Lobster. O cartão magnético que você recebe no check-in  contém todas as informações incluindo número da mesa e turno. No nosso caso, após o nome do restaurante havia a palavra “Low”. O The Golden Lobster possui dois níveis, então nossa mesa era no nível inferior. 

Aqui uma foto do nosso jantar na primeira noite de cruzeiro. Eu e meu marido Alan na companhia de nossos amigos Edy e Daniel, Leize e Péricles, que concordaram em participar deste post e gentilmente cederam o uso das imagens.

MSC_Preziosa (50)


A primeira parada do navio foi na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. Lá não tem porto, então o navio fica a uma certa distância e as pessoas são transportadas até a margem com lanchas. 
Quando o MSC Preziosa chegou, já havia outro navio lá. Aproveitei para tirar esta foto enquanto estava na lancha.

MSC_Preziosa (21)


As lanchas partem a cada 15 minutos tanto para sair quanto para voltar ao navio. Fique atento para o horário da última lancha, pois o navio não espera ninguém. Ele cumpre rigorosamente o horário de partida.

Fizemos um passeio de escuna e visitamos várias praias de Búzios.

MSC_Preziosa (10)

Saímos de Búzios rumo a Salvador, na Bahia. Tivemos um dia inteiro de navegação então aproveitamos o dia para curtir tudo de bom que o navio tem a oferecer.

Meu marido e eu adoramos água, então as piscinas e jacuzzis eram nossos lugares favoritos.

MSC_Preziosa (34)

Outro lugar imperdível do MSC Preziosa é o toboágua Vertigo.

Fiz meu marido descer várias vezes até conseguir uma foto legal. Ele nem reclamou!!!

 

MSC_Preziosa (33)

Acordamos bem cedo para ver a chegada em Salvador, a Baía de Todos os Santos, o famoso Elevador Lacerda, o Mercado Modelo. Para ler o post que escrevi sobre Salvador clique aqui.

MSC_Preziosa (25)
MSC_Preziosa (23)


Saindo de Salvador navegamos mais um dia inteiro. Próxima parada Fortaleza, no estado do Ceará. 

MSC_Preziosa (55)


Fortaleza é a última parada no Brasil. Então aproveite para enviar e-mails, ligar para a família, etc. Enquanto atravessamos o Oceano Atlântico ficamos sem sinal de telefone, internet e TV. 
Na TV interativa da cabine é possível alugar diversos filmes, mediante pagamento. Mas durante os quatro dias de travessia do Atlântico, o navio libera alguns filmes gratuitamente. 

Para uma emergência, você pode contratar o serviço de internet do navio. Eu achei muito caro, quase 28 dólares para usar a internet por 1 hora, conforme a tabela abaixo. 
Então já deixei meus familiares avisados que só entraria em contato quando chegasse na Espanha.

MSC_Preziosa (52)


Para encarar quatro dias inteiros de navegação, a equipe de animação fica 100% focada em distrair os hóspedes.
São oferecidos cursos de idiomas, aulas de dança, ateliê de artesanato, caminhadas, gincanas, entre outras atividades.

Quando o navio passa pela Linha do Equador acontece uma festa muito divertida: a Cerimônia do Rei Netuno. Todos são convidados a participar. Aqueles que estão passando pela Linha do Equador pela primeira vez, ganham um certificado.

MSC_Preziosa (56)
MSC_Preziosa (57)

Durante todo o cruzeiro acontecem  diversas festas temáticas e três jantares de gala, sendo um deles com o comandante.

Das festas temáticas, as mais animadas foram a festa italiana e a festa do branco.
Na festa italiana,  todo o navio foi decorado com as cores da bandeira italiana. Também tivemos aulas de tarantela e o jantar foi típico da Itália.

 

MSC_Preziosa (39)

Na festa do branco todos deveriam vestir roupas brancas e a beira da piscina principal tocavam músicas de vários países, tipo uma volta ao mundo musical. 

 

MSC_Preziosa (54)

O comandante do MSC Preziosa é o italiano Giuliano Bossi. Ele é muito simpático, fala vários idiomas e conhece bastante da história e literatura brasileira. 

Na noite do capitão, são apresentados além do próprio capitão, os oficiais chefes dos principais departamentos do navio.

MSC_Preziosa (19)

A apresentação dos oficiais acontece do Teatro Platinum, onde também acontecem apresentações artísticas todas as noites.

 

MSC_Preziosa (4)

São apresentações teatrais, musicais, show de mágica e ilusionismo, contorcionistas, entre outros. 

Em uma das apresentações, os artistas são os hóspedes. É um Show de Talentos
No dia anterior os hóspedes são convidados a participar. Quem quer participar deve comparecer no local marcado para se inscrever e ensaiar.

Participei do Show de Talentos e para representar bem meu país, toquei Aquarela do Brasil de Ary Barroso. 
Brasileiros e estrangeiros adoraram!


Por participar da apresentação recebi uma medalha e um certificado.

 

MSC_Preziosa (37)
MSC_Preziosa (25)

As refeições durante a travessia são muito bem elaboradas. Apreciamos diversos pratos deliciosos, passando pela culinária de vários países. No menu diariamente  era possível escolher entre as opções de entrada, salada, sopa, risoto, carnes variadas, pratos vegetarianos e sobremesa. Nas fotos abaixo destaquei o camarão real e o risoto com tinta de lula.


MSC_Preziosa (18)


O garçom que nos atendeu no jantar durante todo o cruzeiro foi o simpático Pardino. Ele é da Indonésia e aprendeu falar português quando soube que o navio viria para o Brasil.


No café da manhã geralmente nossa escolha era o restaurante buffet Maya e Inca. Com suas paredes de vidro era maravilhoso fazer as refeições apreciando a imensidão do mar.  

 

Msc_preziosa

 

O Galaxy Lounge é uma danceteria, bar e restaurante com uma super vista da área das piscinas.

MSC_Preziosa (31)
MSC_Preziosa (1)


O Safari Lounge é um bar decorado em estilo Safari, como o nome diz. O espaço também usado para diversos eventos, aulas e festas.

MSC_Preziosa (26)


No The Green Sax Jazz Bar, você toma um drink ao som de Jazz.

MSC_Preziosa (29)

Preziosa Bar é um bar mais central do navio. De lá se vê os elevadores panorâmicos e as famosas escadas de cristal Swarovski.

Aliás, esta escada é o lugar mais fotografado do navio. Eu tirei muitas fotos. 
Além disso, os fotógrafos da MSC ficam te convidando a todo momento para posar. Olha um flagrante do momento “paparazzi”.

MSC_Preziosa (20)
MSC_Preziosa (43)

O  navio MSC Preziosa possui uma academia bem equipada. Fique atento aos horários de menor movimento, pois a academia está sempre lotada e os aparelhos são muito concorridos.

MSC_Preziosa (10)

Antes de chegarmos ao primeiro destino europeu, passamos pela Ilha do Fogo, na República de Cabo Verde, África. Lá está localizado o vulcão Pico do Fogo. Passamos bem perto da costa, ao som do Bolero de Ravel. O navio tocou a buzina algumas vezes para saudar os habitantes.

Msc_preziosa_travessia

A primeira parada após atravessar o Oceano Atlântico foi em Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha. Finalmente o sinal de telefone e internet voltaram a funcionar e conseguimos falar com a família no Brasil.

MSC_Preziosa (40)

Seguindo viagem, ainda na Espanha, a próxima parada era na cidade de Málaga. Agora navegando pelo Mar Mediterrâneo e sua belíssima cor azul. Espetacular!

MSC_Preziosa (42)


Málaga é uma cidade muito linda e com belas praias. Para ler o post com detalhes sobre Málaga clique aqui.

 

MSC_Preziosa (44)

Próxima parada na cidade italiana de Palermo, na Sicília. Os italianos, muito alegres, falam alto e usam bastante as mãos enquanto falam. Me senti em casa, já que moro em um tradicional bairro italiano de São Paulo!

Na próxima foto a chegada ao porto de Palermo.

MSC_Preziosa (45)

Como as pessoas se aglomeram para sair do navio, resolvemos esperar o movimento diminuir. Deixamos para tomar o café da manhã mais tarde, enquanto apreciávamos a bela cidade Siciliana.

MSC_Preziosa (46)
MSC_Preziosa (19)

Saindo da Sicília, navegamos até La Valletta, capital de Malta. Devido a beleza histórica, as cidades de Malta são muito usadas como locação para filmes de época.

 

Saindo de La Valletta, seguimos pelo Mar Adriático rumo a parada final em Veneza.

Mais alguns momentos da nossa viagem.

 

MSC_Preziosa (13)
MSC_Preziosa (11)
MSC_Preziosa (12)
MSC_Preziosa (17)
MSC_Preziosa (15)

Enfim, hora de dizer adeus…

Na noite anterior a chegada, uma cópia da sua conta é deixada na cabine. Lá estará descrito seus gastos durante a viagem. Se estiver tudo certo, é só assinar uma cópia e deixar na própria cabine. O valor será automaticamente debitado do cartão de crédito cadastrado no check-in. 
Caso haja alguma divergência, você deverá comparecer pessoalmente no setor de contas para resolver o problema.

As malas também são despachadas na noite anterior. É necessário deixá-las na frente da cabine até a meia noite. Você só fica com sua bagagem de mão.

A saída do navio é dividida por grupos. Você deverá deixar a cabine de manhã e aguardar seu grupo ser chamado. 

MSC_Preziosa (15)

Para finalizar este post, um brinde de despedida as margens do Grande Canal em Veneza!

 


*** Você já viajou com o MSC Preziosa ou com outro navio? 

Deixe um comentário e compartilhe suas experiências com outros viajantes.

____________

Todas as despesas desta viagem foram pagas por nós. O conteúdo deste post representa integralmente a opinião da autora.

Disclaimer | Este post contém links para a empresa MSC Cruzeiros, inseridos espontaneamente pela autora.

Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

16 comentários em “De Santos a Veneza a bordo do MSC Preziosa (Cruzeiro de Travessia)

  • 8 de janeiro de 2016 em 10:51
    Permalink

    Ainda não fiz nenhum cruzeiro, mas é meu sonho. Adorei os detalhes do post!!!

    • 8 de janeiro de 2016 em 13:54
      Permalink

      Se tiver uma oportunidade, faça um cruzeiro. Tenho certeza que você vai adorar!!! Obrigada pelo carinho!

  • 29 de janeiro de 2016 em 20:55
    Permalink

    Eu já fiz um cruzeiro de 4 dias com outra empresa. Essa travessia deve ser espetacular! Parabéns pelo post cheio de detalhes. Deu vontade de fazer um desses!

    • 1 de fevereiro de 2016 em 09:29
      Permalink

      Olá Vanessa! Se tiver oportunidade, faça uma travessia. É incrível! Obrigada pelo comentário!

  • Pingback: Veneza a Santos de navio | Tirando Férias | Blog de Viagens

  • 8 de março de 2016 em 14:44
    Permalink

    Ale, parece que seus dias foram demais! Eu trabalhei para a Celebrity Cruises e uma da viagens foi a travessia do Atlantico. Para quem trabalhou na travessia, os dias sao muitoooo longos…

    • 9 de março de 2016 em 14:04
      Permalink

      Oi Chris!!! Eu aproveito os dias de travessia para curtir tudo o que o navio oferece! Mas ouvi algumas pessoas reclamando, pois se sentiam presas. Para quem está a trabalho imagino que os dias devem ser longos mesmo.

  • Pingback: Comemorando 3 Anos | Tirando Férias | Blog De Viagens

  • 20 de abril de 2016 em 01:57
    Permalink

    Adorei o seu post!!! Tenho dúvidas sobre as bebidas: comprar na agência ou no navio?
    E o toboagua vertigo, ele é gratuito?

    • 20 de abril de 2016 em 10:46
      Permalink

      Olá! Obrigada por visitar o blog!!! O pacote de bebidas é melhor comprar diretamente no navio. Sempre tem promoção com preços mais baixos. O tobogã Vertigo é gratuito! Pode usar a vontade!!! 👍🏻😀

  • Pingback: Hotal Ca'Nigra Veneza | Tirando Férias | Blog de Viagens

  • Pingback: Travessia MSC Splendida | Tirando Férias | Blog de Viagens

  • 5 de janeiro de 2017 em 14:00
    Permalink

    Adorei todas as dicas!!!!
    Quero muito fazer essa travessia 😘
    Obrigada 😘😘😘😘

  • 1 de fevereiro de 2017 em 13:10
    Permalink

    ESTAVAMOS NESSE CRUZEIRO TBEM , PENA QUE NÃO NOS CONHECEMOS, FIZ TRAVESSIA SANTOS /GENOVA no ANO SEGUINTE E AGORA EM ABRIL VAMOS RUMO A HAMBURGO. ADOREI AS DICAS DE TREM EM HAMBURGO.vamos ficar 3 dias lá e 4 dias em Berlim.Alguma recomendação em especial?

    • 2 de fevereiro de 2017 em 13:33
      Permalink

      Puxa, que pena a gente não ter se encontrado por lá… Naquele ano eu fiz a travessia de volta também, a de Veneza a Santos. No ano seguinte não fiz nenhuma 🙁 Falando desta para Hamburgo, o roteiro é ótimo! As paradas são em lugares bem interessantes. A única parada que eu não gostei foi Vigo, na Espanha. Não tinha nada para fazer lá. Me arrependi de não ter feito o passeio para Santiago de Compostela, que era lá perto. Cádiz é interessante, mas eu aconselho ir para Sevilha que é lindíssima! Não sei se você já conhece Hamburgo e Berlim. Caso não conheça, você vai achar pouco tempo 3 e 4 dias em cada. São cidades incríveis, e tem muita coisa para conhecer. Um dia quero voltar lá e ficar uma semana em cada!!! Em Hamburgo eu recomendo visitar o museu de miniaturas, que é super bacana. Em Berlim visite a cúpula do Reichstag. Dá para ter uma boa noção da localização das coisas, vendo lá do alto. Eu já escrevi sobre a maioria destes passeios, mas fica ruim colocar todos os links aqui na mensagem. Se você for lá na lupa do blog e buscar palavras chaves como “Hamburgo” e “Berlim”, poderá ver mais detalhes de todos eles. Qualquer coisa que eu puder ajudar, estou à disposição. Bjs Ale

Os comentários estão desativados.