Visitando o Kennedy Space Center

John F. Kennedy Space Center é o centro de lançamentos da NASA, a agência espacial americana. O local é famoso pelo lançamento do gigante Saturno V, o foguete do Programa Apollo, que levou o homem a lua. Foi lá também que aconteceram os lançamentos dos ônibus espaciais (space shuttle), entre 1981 e 2011.

Dentro do centro de lançamentos da NASA está o Kennedy Space Center Visitor Complex, um espaço aberto para a visitação pública. O local é um grande museu com diversas atrações, perfeito para conhecer mais sobre a exploração espacial. A área total do complexo de visitantes é bem grande, possuindo atrações que agradam adultos e crianças. Um dia geralmente é suficiente para a visitação. Mas se você é um amante dos avanços e descobertas da era espacial, recomendo fazer a visita em dois dias. Clique para ver o mapa do local.

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: FL / Blog Tirando Férias

 

Principais atrações:

 

Jardim dos Foguetes (Rocket Garden)

O local é uma exposição ao ar livre, de vários foguetes históricos. Lá você vai ver os foguetes Mercury-Redstone 3, Mercury-Atlas, Titam II e Saturno IB, que lançaram astronautas dos programas Mercury, Gemini e Apollo da NASA.  Também é possível ver os foguetes Juno I, Juno II, Thor-Delta e Atlas-Agena, que lançaram satélites ao espaço.

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: FL / Blog Tirando Férias

 

A maioria na posição vertical, exceto o maior foguete, Saturno IB, que lançou os módulos de comando/serviço da Apollo, que está na horizontal.

 

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Space Shuttle Atlantis

Esta é uma das atrações mais emocionantes do passeio. Os visitantes se acomodam e assistem um vídeo em 360° mostrando todo o planejamento da espaçonave Atlantis. Ao final da apresentação lá está ela, a própria Atlantis! Não vou contar em detalhes como isso acontece, para não estragar a surpresa de quem vê pela primeira vez. Mas já aviso que é incrível!

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Depois de ver a Atlantis e tirar muitas fotos, experimente a sensação do lançamento de uma nave espacial no Shuttle Launch Experience. Fica no mesmo prédio da Space Shuttle Atlantis.  Neste simulador você tem uma boa noção de como é a subida do ônibus espacial. O simulador vai se inclinando, o assoalho treme e você fica grudado na cadeira. É uma experiência e tanto e não tem nenhum risco. Crianças podem participar, mas é necessário ter mais de 1,30 m de altura. A atração também é acessível para portadores de necessidades especiais.

Não tenho fotos de lá, pois todos os itens pessoais devem ser guardados em um armário antes de entrar na atração.

 

IMAX Theaters

Neste moderno cinema são exibidos dois filmes: Journey to Space, narrado por Sir Patrick Stewart, o capitão Picard da nave estelar Entrerprise, na série Star Trek – A Nova Geração e A Beautiful Planet, narrado por Jennifer Lawrence, a Mística do filme X-Men – Primeira Classe.

São filmes com alta qualidade de imagem e que permitem conhecer melhor o Universo. Os filmes são exibidos somente em alguns horários durante o dia. Consulte antecipadamente no local, para organizar melhor o seu dia. Uma informação importante, é que o cinema é muito gelado. Como nossa visita foi no calor, estávamos sem blusa. Sentimos muito frio durante o filme.

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Apollo/Saturn V Center

Aqui você vai ver o maior foguete que já voou, o Saturno V. Com mais de 110 metros de comprimento, esta nave é um espetáculo da engenharia humana em termos de viagens espaciais.

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

O Saturn V consiste em três fases, que o visitante pode ver com detalhes nesta atração.  Ao todo 13 foguetes Saturno V foram lançados entre 1967 e 1972. O que está exposto é um dos três únicos que restaram nos Estados Unidos.

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

Esta atração está inclusa no valor do ingresso. Como ela fica um pouco afastada do complexo principal, e para chegar até é necessário pegar um ônibus do Kennedy Space Center.

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Encontro com Astronauta (Astronaut Encounter)

Para quem quer conhecer e conversar pessoalmente com um astronauta, o Astronaut Encounter é a oportunidade perfeita.  Você almoça com um veterano da NASA, tira muitas fotos e ele ainda vai te contar histórias da exploração do espaço.

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Heroes & Legends –  Corredor da Fama dos Astronautas

Aqui é o local onde os astronautas americanos são lembrados e honrados por seus feitos. O visitante vai ter a oportunidade de experimentar o início da era espacial, como os astronautas pioneiros. A atração patrocinada pela Boeing foi inaugurada em novembro de 2016. Possui uma instalação bem espaçosa, com mais de 4 horas de conteúdo de vídeo para assistir, cerca de 8 mil fotos para ver, um foguete Mercury-Redstone e cápsulas Sigma 7 e Gemini 9 penduradas no teto.

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 

Onde comer:

O Kennedy Space Center oferece várias opções para refeições. Rocket Garden Cafe, Orbit Cafe, Force G Grill, Milkway, e Moon Rock Cafe, que foi nossa escolha. Para uma refeição simples, se gasta cerca de 10 dólares por pessoa.

Foto: ACMF / Blog Tirando Férias

 


Como chegar:

Existem várias maneiras de chegar ao Kennedy Space Center Visitor Complex. Como a maioria das pessoas fica hospedada em Orlando, por causa dos parques, escrevi um post explicando com detalhes. Leia Como ir de Orlando até o Kennedy Space Center.


Ingressos:

Os ingressos custam 50 dólares para adulto (acima de 12 anos) e 40 dólares para crianças (de 3 a 11 anos). Podem ser comprados diretamente na bilheteria do local ou antecipadamente clicando aqui.


Atividades extras:

Quer se sentir astronauta por dia? Então recomendo fazer o Treinamento ATX. Você passa por várias atividades super legais, como um astronauta de verdade. O valor do treinamento é de cerca de 170 dólares.

Para conhecer melhor esta incrível experiência, leia o post: ATX – Experiência em Treinamento de Astronautas

Foto: AMF / Blog Tirando Férias

 

Para comprar o treinamento ATX clique aqui.

 


Galeria de imagens


Os ingressos para nossa visita foram cortesia do Kennedy Space Center.

O conteúdo deste post representa integralmente a opinião da autora.




Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

18 comentários em “Visitando o Kennedy Space Center

  • 10 de junho de 2017 em 11:17
    Permalink

    Que legal! eu adoraria fazer esse passeio, sou louca por ciência e astronomia! na próxima ida aos EUA tentarei incluir na rota. 🙂

    Resposta
  • 10 de junho de 2017 em 12:45
    Permalink

    Uauuu, já vejo o meu marido pirando com o Kennedy Space Center. Muita tecnologia e bastante interessante. Parabéns pelo post.

    Resposta
  • 11 de junho de 2017 em 00:33
    Permalink

    Que legal!!! Juro que sempre olhei torto para esse lugar, mas lendo o post percebi que é um passeio diferente e parece ser bem legal… Obrigada por mudar minha mentalidade…

    Resposta
    • 17 de junho de 2017 em 08:43
      Permalink

      Confesso que da primeira vez que fui, também não estava empolgada. Gostei tanto, que já é a terceira vez que visitamos o KSC. Vale a pena!

      Resposta
  • 11 de junho de 2017 em 12:46
    Permalink

    Que legal! Meu filho esta pertinho de lá, e falei várias vezes para ir visitar, ele não sabe o que perdeu! Show de bola!

    Resposta
  • 11 de junho de 2017 em 16:45
    Permalink

    Que Demais! Parece ser um passeio muito interessante e divertido. Adorei!

    Resposta
    • 17 de junho de 2017 em 08:38
      Permalink

      É muito legal poder ver todas aquelas naves de perto, sabendo das longas viagens que já fizeram! Super interessante!

      Resposta
  • 12 de junho de 2017 em 10:49
    Permalink

    Deve ser muito diferente visitar o KSC! Quando estive em Orlando quase estiquei um dia para ir até lá, mas o roteiro ficou apertado. Numa próxima viagem, quem sabe. Adorei as dicas.

    Resposta
  • 15 de junho de 2017 em 07:19
    Permalink

    Que legal esse passeio, meu marido iria amar conhecer esse lugar! Achei muito interessante todas as atrações e o ingresso não é tão caro por tudo que se pose visitar.

    Resposta

Deixe uma resposta