Caldas Novas – Cidade das Águas Quentes

Conhecida como a capital das “Águas Quentes”, a cidade de Caldas Novas é famosa por ser a maior estância hidrotermal do Brasil e talvez uma das maiores do mundo.  

Em Caldas Novas podem ser encontrados mais de 80 poços ativos, que bombeiam uma média de 1.200m³ de água por hora, com temperaturas entre 30°C a 57°C. A cidade possui  um grande conjunto hoteleiro em um complexo balneário de águas termais.

É possível chegar em Caldas Novas de avião, de ônibus, e dependendo da sua disposição para dirigir, de carro. 
Para que você tenha uma noção, vou citar a distância de algumas cidades brasileiras até Caldas Novas:  Brasília: 298 km; São José do Rio Preto: 459 km; São Paulo: 771 km; Rio de Janeiro: 1181 km. 
Escolhemos ir de avião, pois é mais rápido. O voo dura pouco mais de 1 hora. As empresas aéreas Azul e Gol fazem voos para Caldas Novas. Nossa escolha foi a Gol.
Pela Azul há uma escala em Belo Horizonte e pela Gol o voo é direto. A Tam também faz o trajeto mas somente para voos fretados, geralmente por agências de turismo. 
 
O Aeroporto de Caldas Novas é bem pequeno e sem muitas opções de lojas e restaurantes. É possível comprar souvenirs, artesanatos e objetos típicos da região.
 
A corrida de táxi até o centro da cidade custa em média 30 reais.
Ficamos hospedados no Eldorado Thermas Park, um hotel estilo flat com uma excelente infraestrutura e preços convidativos. 
 
 

O hotel possui
um grande parque aquático, com 7 piscinas (adulto e infantil), restaurante, lanchonete, sauna, sala de jogos, academia, playground, wi-fi e quadra poliesportiva. O diferencial é que além das piscinas de água quente, esse hotel possui também piscina fria. 

 

 

Você pode achar estranho eu citar a piscina fria como diferencial, pois todo mundo vai para Caldas Novas em busca de águas quentes. Mas em dias quentes você vai precisar muito de água fria. 
Vários hotéis da cidade só possuem piscinas quentes, sendo impossível utilizar o parque aquático em dias de calor.
 

 

 

 
Como amamos água, a maior parte do tempo ficávamos nas piscinas. Revezando entre as 7 piscinas disponíveis.
 

 

 

 
Ficamos em um apartamento com quarto, sala, banheiro e cozinha equipada com fogão e geladeira. 
O sistema de refeições que escolhemos foi “meia-pensão”, o que nos dava direito ao café da manhã e jantar. 
Logo no primeiro dia, fizemos uma pequena compra no supermercado próximo. Coisinhas básicas para refeições fora do pacote ou lanches fora de hora. Para isso usamos a cozinha do apartamento.

 

 

 

Para maiores informações sobre o Eldorado Thermas Park, visite o site do hotel clicando aqui.
  
Para quem está na região de Caldas Novas, é indispensável visitar o Hot Park, um parque temático localizado no município de Rio Quente. 
O Hot Park fica dentro do famoso Rio Quente Resorts. Se você quiser pagar bem mais pela estadia, pode ficar hospedado no próprio Resort e usufruir das regalias e acesso diferenciado ao parque.
Para os que preferem economizar, basta ficar hospedados em Caldas Novas e comprar o bilhete para 1 ou 2 dias de Hot Park, mais o transporte de ida e volta. Dá para aproveitar muito bem todas as atrações disponíveis, sem gastar um absurdo.
 
Comprando pela internet, o ingresso de 1 dia para adulto custa 110 reais, para 2 dias 158 reais e para 3 dias 195 reais. Na bilheteria os preços são um pouco mais altos. 
Existem preços diferenciados para crianças e para famílias (combos). Consulte os detalhes no  site do parque.
O parque possui diversas atrações interessantes. Entres as principais estão o Halfpipe, um escorregador com 13 metros de altura inspirado nas pistas de skate. A descida em queda livre acontece em uma bóia que pode ser dupla ou individual.

É uma delícia!

Outra atração imperdível no Hot Park é o Mergulho Ecológico em um lago de águas quentes e transparentes.
Durante o mergulho é possível ver peixes enormes, de até dois metros de comprimento. 
Os turistas são guiados por monitores de acordo com a modalidade escolhida. Eu não possuo experiência, então utilizei o cilindro de ar comprimido e fui acompanhada durante todo o tempo de mergulho pelo monitor. 
Meu marido, experiente e com credenciamento em mergulho optou por utilizar o scooter (uma espécie de torpedo subaquático que dava impulso dentro da água) com snorkel. 
Também são oferecidas atividades como batismo de mergulho, snorkel de superfície com colete salva-vidas  para inexperientes, mergulho noturno, além de foto subaquática, filmagem subaquática e curso de mergulho. Esta atividade de lazer é opcional e paga a parte. 
A Praia do Cerrado é outra atração que não dá para perder. É a maior praia artificial de águas quentes e naturais do mundo. Sua areia vem de uma cidade próxima chamada Cristalina e é originada do processo de exploração de resíduo de cristais. A praia possui 9 modalidades de ondas que podem chegar até 1,2 metros de altura. 

 

 

 
O Lazy River é um rio artificial de 238 metros de percurso, com uma correnteza bem leve e muito relaxante. Durante o trajeto aproveite para apreciar as belas cachoeiras e jardins.

 

 O Hot Park oferece muitas outras atrações para adultos e crianças, além de restaurantes, lanchonetes e bares.
 

 

 

 

Voltando a falar de Caldas Novas. Como já dito anteriormente, todos os hotéis  dispõem de piscinas quentes. Mas se você quiser variar um pouco, pode visitar outros parques aquáticos da cidade como por exemplo o Lagoa Termas Parque, o Di Roma Acqua Park, ou o Water Park

Fique de olho:

  • Aproveite sua estada em Caldas Novas para apreciar a culinária típica da região. Não deixe de provar também o famoso licor de pequi.
  • Se sua viagem a Caldas Novas for em dias frios é indispensável levar um roupão para a saída da piscina quente. Ao sair da água, a sensação do corpo quente  em contato com o frio, é bastante desagradável. 
  • Alguns hotéis fazem parte da mesma rede. Isso pode dar direito ao acesso gratuito aos parques aquáticos de outros hotéis da mesma rede, com a apresentação do seu cartão de hóspede. Verifique na recepção do seu hotel.





Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.