Hamburgo – Principais atrações da encantadora cidade alemã

Estive em Hamburgo pela primeira vez em abril deste ano e confesso, eu simplesmente me apaixonei pela cidade!  Fui embora triste por ter ficado poucos dias.

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e a oitava da Comunidade Europeia com cerca de 2 milhões de habitantes. Está localizada as margens do Rio Elba e faz parte da Liga Hanseática, uma aliança de cidades mercantis alemãs ou de influência alemã que manteve um sólido monopólio comercial sobre quase todo o norte da Europa entre os séculos XII e XVII.

A cidade é encantadora, possui muitos lugares lindos para conhecer e oferece diversas atividades culturais. Fiz uma seleção das principais atrações que, na minha opinião, são imperdíveis!

 


MINIATUR WUNDERLAND – Museu de Miniaturas

Miniatur_wunderland_hamburgo

O famoso Museu de Miniaturas é certamente a atração mais visitada de Hamburgo. Já recebeu milhões de pessoas desde a sua inauguração em 2001. Fica no segundo andar de um dos armazéns da Speicherstadt, região de prédios antigos. No museu você vai ver réplicas perfeitas de cidades da Alemanha, Suíça, Áustria, Estados Unidos, entre outras. São vários trens circulando, barcos, navios de cruzeiros, carros e até aviões decolando e pousando. A sincronização entre luzes, sons e ruídos é tão perfeita que você tem a sensação de estar em um cidade de verdade.


miniatur_wunderland_hamburgo


Toda esta perfeição é controlada por vários computadores com softwares de última geração. Estes softwares são quase uma forma de “inteligência artificial”, tamanha precisão em calcular a velocidade exata de cada miniatura. Para que vocês tenham uma noção, este cálculo é realizado 20 vezes por segundo. É muita perfeição, para que o visitante tenha uma experiência incrível.  O museu ainda está em fase de expansão e até 2020 ainda teremos muitas novidades. O valor do ingresso para adultos é 13 euros  e para crianças 6,50 euros.

Para maiores informações e horário de funcionamento visite o site oficial www.miniatur-wunderland.com

Portadores do Hamburg Card ganham 8% de desconto.

 

Endereço:

Kehrwieder 2, bloco D

Speicherstadt – Hamburgo

Estação de metrô Baumwall, linha U3

 


MUSEU SUBMARINO U-434

 

museu_submarino_u_boot_434


O museu funciona em um verdadeiro submarino russo, que esteve em funcionamento durante a Guerra Fria. O submarino onde hoje é o museu U-434 esteve a serviço da Marinha Russa até abril de 2002 e depois disso foi adquirido pela cidade de Hamburgo para sediar o museu. O visitante tem a oportunidade de vivenciar momentos únicos dentro dos vários compartimentos do submarino que possui mais de 90 metros de comprimento. Leia o post sobre o museu U-434 no link www.tirandoferias.com/2016/05/22/museu-submarino-u-434.

 

Endereço:

St. Pauli Fischmarkt 10, 

Hamburgo, Alemanha

Ônibus linha 111 BF Altona, descer em Pepermölenbek

 


REEPERBAHN

 

Reeperbahn_hamburgo


A Reeperbahn é uma rua de Hamburgo, localizada no bairro St. Pauli. O local é famoso por possuir muitos restaurantes, bares, discotecas, boates, teatros e casas de espetáculo. É na Reeperbahn que está localizado o Davidwache, famoso edifício da polícia de Hamburgo, que já apareceu em vários filmes do cinema e TV. Ao longo da Reeperbahn e região, você vai ver diversos clubes de strip, sex shops e até o museu do sexo. O local abrigou o maior bordel da Europa com seis andares, que funcionou até 1967. Na Reeperbahn também acontecem eventos de cultura popular e food trucks sendo muito agradável passear por lá de dia e a noite também.

Estações de metrô próximas: Reeperbahn linhas S1 e S3 e St. Pauli linha U3 .

 


CHOCOVERSUM – Museu de chocolate

 

chocoversum_hamburgo


Para aqueles que como eu adoram chocolate, o tour pelo Chocoversum é um passeio muito interessante. O Chocoversum também é conhecido como o museu do chocolate de Hamburgo, e é mantido pela fábrica de chocolates Hachez. O tour dura aproximadamente 90 minutos e pode ser feito sozinho ou com guia. O visitante viaja por todo o processo desde a colheita do cacau, passando por todo o processo de produção até chegar ao chocolate da forma como é vendido ao público final. O museu foi criado para que o público pudesse ver como é o processo todo, já que na própria empresa não é permitido por questões de segurança e higiene.

O valor do ingresso para adultos é 15 euros e para crianças entre 6 e 17 anos é 11 euros. Menores de 5 não pagam ingresso. Para maiores informações consulte o site www.chocoversum.de.

Portadores do Hamburg Card ganham 15% de desconto.

blog_tirando_feriasEndereço:

Meßberg 1, 

Hamburgo, Alemanha

Estação de metrô Meßberg linha U1


PORTO DE HAMBURGO

porto_de_hamburgo

O porto de Hamburgo é o segundo maior porto marítimo da Europa. Ele é tão grande que você passeia pela cidade, da voltas e ainda vê o porto.
Quando eu estava procurando hotel em Hamburgo, acabei escolhendo um que estava a 5 minutos a pé do porto, já que chegaríamos na cidade em um navio de cruzeiro. Como não conhecia a cidade, acreditei poder andar com as malas até o hotel. Ao sair do navio procurei o serviço de informações do porto para saber qual direção seguir. O funcionário gentilmente respondeu que seria melhor pegar um táxi. O hotel era tão longe, que a corrida custou 28 euros.  😯
Durante todo o trajeto dava para ver navios, contêineres e água. Ou seja, a informação do hotel estava correta e ele ficava a 5 minutos a pé, de uma das docas do gigantesco porto.

porto_de_hamburgo

No porto você tem diversas opções de passeios de barcaça, que são uma ótima forma de ver a cidade por outro ângulo. (Clique aqui para ler o post sobre o passeio de barco em Hamburgo). Você também pode visitar o navio-museu Cap. San Diego e depois tomar uma bebida em um dos diversos bares de  Landungsbrücken enquanto assiste os barcos passando.
 
Vários passeios de barco disponíveis no porto, oferecem descontos aos portadores do Hamburg Card. Os descontos variam entre 10 e 15%. Maiores informações diretamente no local.
Para chegar a região do porto que eu comentei, é só descer na estação Landungsbrücken do metrô, linha U3.

PASSEIO NO LAGO ALSTER E ARREDORES
lago_alster_hamburgo

A região do Alster é sem dúvida uma das mais bonitas de Hamburgo. O local é perfeito para desfrutar de momentos tranquilos nos bancos à beira do lago ou fazer passeios de barco. Repleta de área verde e luxuosas mansões, a região também é o endereço de lojas de grifes famosas como Louis Vuitton, Bulgari e Montblanc. Mas se itens de luxo não estão na sua lista de compras, não se preocupe, a região também possui centros comerciais e restaurantes mais populares.

Lago_alster_hamburgo

O local é repleto de lugares interessantes para conhecer, por isso aconselho tirar um dia todo para passear por lá. Você pode descer na estação Hauptbahnhof do metrô, linhas U1 e U3, e explorar a região a pé.
Fiz uma marcação com setas no mapa abaixo, para que vocês tenham uma noção da distância entre os pontos importantes.

mapa_alster_hamburgo

A Hauptbahnhof é a estação central de Hamburgo. Ela é muito movimentada pois de lá que chegam e partem os trens que circulam por toda a Alemanha e outras cidades da Europa. Aproveite para conhecer e tirar fotos pois a estação é muito bonita.

HAUPTBAHNHOF_hamburgo

A uma pequena caminhada você vai chegar a Rathaus, o prédio onde funciona a Câmara Municipal. Lá você pode fazer uma visita guiada, em alemão, por 4 euros. Portadores do Hamburg Card ganham 25% de desconto. Vale a pena mesmo que você não fale alemão, pois o lugar é belíssimo.
Nas ruas próximas existem várias opções de comércio, mas para não ter que carregar sacolas durante o passeio, recomendo fazer compras no fim do dia.

rathaus_hamburgo

O parque Alstervorland é perfeito para apreciar a bela paisagem verde. A distância entre a estação Hauptbahnhof  e o parque Alstervorland é de aproximadamente 3 quilômetros. Não é muito perto, mas dá para fazer a pé. Se você não quiser andar tudo isso, pegue o metrô na estação Hauptbahnhof e desça 5 paradas depois, na estação Hallerstraße, linha  U1.

lago_alster_hamburgo

Parque_alstervorland

 

IGREJA ST MICHAELIS
igreja_st_Michaelis

A belíssima igreja com seus 132 metros de altura, pode ser vista de vários pontos diferentes de Hamburgo. A St Michaelis possui o maior campanário da Alemanha. Se você tiver disposição para subir 453 degraus, poderá se deslumbrar com uma vista panorâmica do alto da torre. Construída em estilo barroco, a igreja possui 5 órgãos e todos os dias é possível assistir a uma apresentação musical de 15 minutos, sempre ao meio-dia.
Para subir na torre o valor do ingresso para adultos é 5 euros e para crianças 3,50 euros.
Portadores do Hamburg Card ganham 25% de desconto.
blog_tirando_feriasEndereço:
Englische Planke, 1
Hamburgo, Alemanha

Agora eu vou falar um pouco sobre o Hamburg Card.

O Hamburg Card é um cartão que te dá direito a utilizar gratuitamente todos os meios de transportes públicos de Hamburgo e região metropolitana. Inclui metrô, ônibus e barcas.
Além disso o portador do Hamburg Card ganha descontos de até 50% em cerca de 150 atrações da cidade e de até 20%  em vários restaurantes. Em alguns a primeira bebida é cortesia!
Existem bilhetes individuais ou para grupos de até 5 pessoas. As opções são de 1 a 5 dias de uso. Por exemplo, o valor para 1 pessoa por 1 dia é 9,90 euros.

hamburg_card

O meu bilhete era para 2 dias. Estávamos em 4 pessoas, eu e meu marido mais um casal de amigos. Mesmo estando em 4 pessoas, o bilhete é para 5. O valor para esta opção é 32,90 euros.
Se você comprar pela internet, poderá imprimir em casa e usar o bilhete diretamente nas catracas. Também é só apresentá-lo para ter direito aos descontos nas atrações e restaurantes. O bilhete sai no nome do comprador, mas serve para todas as pessoas do grupo.
Veja a foto do meu bilhete.

hamburg_card

Quem comprar o Hamburg Card pessoalmente em algum ponto de venda, vai receber um cartão e um guia com a lista de todos os locais que concedem descontos, e os respectivos valores.

hamburg_card

Algumas pessoas podem ficar apreensivas em utilizar o transporte público. Fiquem sossegadas! O transporte público de Hamburgo não é lotado como o do Brasil. É tranquilo, seguro e dá para economizar bastante. Compre o seu Hamburg Card clicando aqui.

 

Finalizo o post com esta foto. Adorei Hamburgo e com certeza voltarei com mais tempo para explorar melhor tudo que a cidade tem a oferecer!

hamburgo_alemanha

O idioma alemão assusta bastante. Passamos alguns apuros, mas nada que uma boa mímica não resolvesse. 😆  Mas se você não quer chegar na Alemanha sem saber nenhuma palavra, veja as dicas da Angie do blog Apure Guria no post 7 dicas para aprender alemão

blog_tirando_ferias
 Fique de olho:
blog_tirando_ferias
  • Em Hamburgo quase nenhum estabelecimento aceita cartões de crédito e débito. Somente dinheiro. Leve dinheiro principalmente a bares, restaurantes e supermercados. Alguns museus, teatros e espetáculos aceitam, mas não todos. Você vai reparar que existem caixas eletrônicos a poucos metros de distância uns dos outros. É justamente por que toda hora você precisa sacar dinheiro.
  • Verifique com antecedência como vai estar a temperatura durante sua estadia. Minha visita foi na primavera e mesmo com sol e céu azul, o frio era bem intenso.

________________________

O Hamburg Card utilizado nesta viagem, foi cortesia do Conselho de Turismo de Hamburgo, o Hamburg Tourismus GmbH.

O conteúdo deste post representa integralmente a opinião da autora.

 blog_tirando_ferias




Alessandra Maróstica

Mãe, esposa, paulistana (da Mooca), fisioterapeuta, pianista e travelholic. Apaixonada por fotografia, gastronomia e por viver experiências culturais diferentes. Visitou 16 países e está sempre em busca do próximo destino.

Um comentário em “Hamburgo – Principais atrações da encantadora cidade alemã

Deixe uma resposta