Comemorando o aniversário em Buenos Aires
Buenos Aires, capital da Argentina, é o segundo maior centro urbano da América Latina, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo. Repleta de restaurantes, bares e casas noturnas, destaca-se também pela grande quantidade de teatros, museus e bibliotecas públicas. Em 2005 foi conferido a Buenos Aires o título de “Cidade Design” pela UNESCO.
Diversas obras arquitetônicas se destacam em Buenos Aires. Uma delas é a “Puente de la Mujer”, localizada em Puerto Madero.
Ficamos hospedados no Hotel Madero, localizado em Puerto Madero. Como fomos a Buenos Aires para comemorar nosso aniversário de casamento e o aniversário do meu marido, optamos por um hotel 5 estrelas. A escolha foi excelente! O hotel é maravilhoso e o atendimento impecável. Todos os quartos possuem varanda. Você pode escolher para onde quer sua vista.
Nosso quarto tinha vista para o dique 1 de Puerto Madero.
No momento da reserva eu mencionei que iríamos comemorar o aniversário de casamento. No dia da nossa chegada fomos surpreendidos com várias cortesias. Uma delas foi uma garrafinha de Chandon com uma caixa de trufas.
Um ótima opção para conhecer Buenos Aires em segurança é o “Buenos Aires Bus”. Este ônibus passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Tem bilhete válido por 24h e 48h. Você pode descer e subir em qualquer parada quantas vezes quiser durante o período de validade de seu bilhete. O ônibus tem dois andares, sendo que o andar superior é aberto permitindo uma visão melhor. Durante todo o percurso são narrados fatos históricos e informações sobre os lugares importantes da cidade. São oferecidos fones de ouvido com várias opções de idiomas com tradução simultânea.
O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico importante da cidade. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.
O tempo estava fechando na hora que tiramos a foto.
Outro lugar que vale muito a pena conhecer é o estádio no Boca Juniors, a famosa “La Bombonera”. Confesso que a princípio eu estava com medo, pois algumas pessoas haviam me falado que o lugar era perigoso. Fui e achei super tranquilo. Tem uma parada no “Buenos Aires Bus” bem na porta. Você desce do ônibus e já entra no estádio. Fomos recebidos super bem!
Pagamos 50 reais, isso mesmo, em reais. Muitos estabelecimentos preferem o real ao peso Argentino. Por este valor estavam inclusas duas entradas para o “museo de la pasión boquense”, mais uma foto grande segurando a taça da Libertadores, em uma moldura em papel cartão e duas carteirinhas de torcedor VIP. Achei um preço bacana!
Bem próximo a Bombonera está o Caminito, no bairro “La Boca”. O local tem grande valor cultural e turístico e é famoso por suas casas coloridas. Lá é possível encontrar dançarinos de tango no meio da rua.
O Teatro Colón é um dos mais bonitos da América Latina, e também um dos cartões postais de Buenos Aires. Infelizmente não tivemos tempo de visitar, mas a Josiane do blog Uma Turista nas Nuvens, foi lá e conta a experiência dela no post Para se apaixonar: Teatro Colón em Buenos Aires.
Voltando a falar do Hotel Madero.
Como disse anteriormente, nossa viagem a Buenos Aires foi para comemorar nosso aniversário de casamento e o aniversário do meu marido, que é no mesmo dia. No momento da reserva eu só informei o aniversário de casamento. Como eles pegam nosso documentos no check-in, eles descobriram que meu marido fazia aniversário. Na manhã do dia 24 de agosto, nós saímos para passear e quando retornamos a noite, havia outra garrafinha de Chandon, um mini bolo e um cartão no quarto. Quanta delicadeza!
Jantamos no restaurante “Cabana las Lilas” também em Puerto Madero. A comida de lá é fantástica. A carne é deliciosa! O restaurante faz parte da rede Rubayat, que temos aqui em São Paulo. Só que em Buenos Aires o preço é bem mais acessível e a qualidade é a mesma.
Mais uma vez fomos surpreendidos com cortesias pela nossa dupla comemoração. Ao pedir para fechar a conta, nos trouxeram duas taças de champagne, mais um bolo de sorvete com uma vela bem brilhante, daquelas que parecem fogos de artifício. Muito legal!
Estando em Buenos Aires, você não pode deixar de comprar os famosos alfajores Havanna. Eu adoro e por isso comprei um pacotão. Uma delícia!
Continuando nosso passeio visitamos a “Floralis Generica” que é uma escultura metálica situada na Plaza de las Naciones Unidas, no bairro Recoleta. Uma das características da flor é um sistema elétrico que abre e fecha automaticamente as pétalas. Ela abre de manhã e fecha ao pôr do sol, como uma flor de verdade.
Ainda na Recoleta paramos na confeitaria gourmet “Smeterling”. Os doces são feitos de forma artesanal e são deliciosos. Vale a pena conhecer!
Um dos shoppings mais famosos de Buenos Aires, “Galerias Pacífico”, está localizado na movimentada rua Florida. É um lugar que vale a visita pela arquitetura, design e pelas lojas de marcas famosas da cidade.
Lá existem vários restaurantes com opções para todos os gostos. Nossa escolha do dia foi comida mexicana.
Aos domingos funciona a feira de San Telmo. É possível encontrar uma variedade de coisas como artesanato, livros, bijuterias, roupas e antiguidades. Ainda em San Telmo aproveitamos para tirar uma foto com a Mafalda.
Estivemos em Buenos Aires no final de agosto e estava muito frio. Durante a madrugada as temperaturas chegavam a ficar negativas. Mas todos os lugares, lojas, restaurantes e hotéis eram climatizados. Isso dava um conforto muito grande. Dentro do nosso quarto, deixávamos em 27°C. Nem precisava usar cobertor para dormir. Para sair as ruas era necessário se proteger bem pois o frio era congelante.
Bem perto do nosso hotel havia um restaurante mexicano muito bom. Já deu para perceber que adoramos comida mexicana!
O nome é DF. O preço é super em conta, a comida é maravilhosa e o lugar permite uma vista linda de Puerto Madero. Segundo meu marido, foi a melhor comida mexicana que ele já comeu!
Depois do jantar, saímos para caminhar e admirar a vida noturma de Puerto Madero.
Ficamos só 4 dias em Buenos Aires e optamos por não ir a nenhum show de tango desta vez. Aproveitamos mais para conhecer pontos turísticos e desfrutar da excelente culinária local. O tango ficou para a próxima!
A Luciana do blog Turistando com a Lu, dá uma dica super legal sobre Degustação de vinhos em Buenos Aires
Fique de olho:
- Assim como São Paulo, Buenos Aires possui um alto índice de violência. Portanto não vá a lugares afastados e fique atento aos seus pertences. O “Buenos Aires Bus” é uma opção muito segura para conhecer a maioria dos pontos turísticos. Caso necessite de um táxi, peça indicação no hotel em que você estiver hospedado.
- Leve reais pois muitos estabelecimentos aceitam nossa moeda. Caso necessite, troque por pesos argentinos nas casas de câmbio de Buenos Aires. Lá eles pagam bem mais por nossos reais. No seu hotel, peça indicação de uma casa de câmbio de confiança.
- Sites úteis: