Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro
Na última sexta-feira o mundo parou para assistir a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A festa de quase 4 horas de duração, aconteceu no estádio Mário Filho, o famoso Maracanã.
A belíssima cerimônia contou com muita música, dança, história, luzes, fogos de artifício e celebridades como a top Gisele Bündchen.
A história do Brasil foi contada desde os índios, passando pela chegada dos portugueses, o vergonhoso período de escravidão, a chegada dos imigrantes, chegando aos dias de hoje com participantes praticando parkour. Até mesmo”Santos Dumont” marcou presença, voando com o 14 bis.
Ao som de “Garota de Ipanema”, Gisele Bündchen desfilou em uma passarela de 128 metros, enquanto eram projetados traços do arquiteto Oscar Niemeyer. A música foi cantada por Daniel Jobim, neto de Tom Jobim.
A festa seguiu com mais música brasileira. Dançarinos se apresentaram ao som de Zeca Pagodinho e Marcelo D2. Jorge Ben Jor levantou o público ao som de “País Tropical”.
A empolgação era tamanha, que mesmo após o término da música de Jorge Ben Jor, o público continuou cantando sozinho (à capela), como costumam fazer com o Hino Nacional nas partidas de futebol.
O ponto alto da cerimônia foi a entrada das delegações dos 206 países participantes dos Jogos Olímpicos 2016.
Um momento muito emocionante, foi a entrada da delegação de atletas refugiados. Eles se apresentaram com a bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI). O intuito dessa participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, é chamar a atenção de todo o mundo para o problema dos refugiados.
O brasileiros foram os últimos a entrar. Ao som de “Aquarela do Brasil”, os atletas fizeram uma enorme festa no Maracanã. A porta-bandeira do Brasil foi a atleta do pentatlo moderno, Yane Marques.
Um dos temas centrais da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos 2016, foi a questão da preservação do meio ambiente. Cada atleta participante dos jogos, pode plantar uma semente. Futuramente as mudas vão ser plantadas e farão parte da Floresta Olímpica.
Depois da entrada dos atletas a cerimônia continuou com o hasteamento da Bandeira e Hino Olímpico executado. A festa esquentou ao som das baterias das Escolas de Samba Cariocas e mais música brasileira na voz de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta.
A Chama Olímpica foi trazida para o Maracanã pelas mãos de Gustavo Kuerten, passando por Hortência e chegando até Vanderlei Cordeiro de Lima, que acendeu a Pira Olímpica.
A base da Pira Olímpica é obra do artista americano Anthony Howe, que vem encantando o mundo com esculturas cinéticas. É feita com base de aço e formas que lembram uma espiral.
Com fogos de artifício colorindo o Maracanã e o Cristo Redentor vestido de verde e amarelo, a belíssima cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 chegou ao fim. Mas com certeza vai ficar na memória de todos os atletas, turistas e principalmente de nós brasileiros, os donos da festa!
Observação: As fotos utilizadas neste post foram tiradas da televisão, durante a transmissão ao vivo pela Rede Globo.