10 de Julho – Dia da Pizza
Hoje é o dia da Pizza! A data é comemorada no Brasil desde 10 de julho de 1985. Atualmente encontramos pizza em quase todas as cidades brasileiras, e ela chegou aqui por intermédio dos imigrantes italianos.
Origens da Pizza
A maioria das pessoas pensa que a pizza se originou na Itália. Mas acredita-se que os egípcios e os hebreus foram os primeiros a misturar farinha e água formando uma massa fina, que era assada em forno rústico. Essa massa era conhecida conhecida como “pão de Abraão” e era muito parecida com o pão sírio que conhecemos atualmente.
Durante as Cruzadas, por volta do séculos XI e XIII, a prática de misturar a farinha com água e assar chegou a Itália. A partir daí os italianos começaram a incrementar a massa com ervas, azeite e tomate, dando origem a pizza que conhecemos hoje.
A pizza era um alimento de pessoas mais pobres do sul da Itália. Nápoles é considerada o berço da pizza e lá um disco de massa assada com ingredientes por cima era chamada “piscea”, daí a origem do nome pizza. Servida com ingredientes baratos por vendedores de rua, a receita visava “matar a fome” principalmente da parte mais humilde da população. A massa muitas vezes recebia cobertura de toucinho, peixes fritos e queijo.
Encontramos pizza em quase todos os países que visitamos. Cada um com seu toque individual, se adequando aos costumes locais.
Na Itália a pizza não vem cortada em fatias como a nossa. E se você quiser talheres, deve pedir. Os italianos tradicionais rasgam a pizza e comem com a mão. É claro que em cidades grandes com muitos turistas, esse costume está ficando de lado. Mas se você viajar para as pequenas cidades do interior, ainda é assim que se come pizza na Itália. Em outros países como Estados Unidos e Alemanha, as pizzas não são tão recheadas como as brasileiras.
Pizza em São Paulo
Estima-se que sejam consumidas 1 milhão de pizzas diariamente no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo, considerada a capital brasileira da pizza. São Paulo e a segunda cidade com maior consumo de pizza no mundo, ficando atrás apenas de Nova Iorque.
A Mooca se destaca pelas pizzarias antigas e tradicionais. O bairro de imigrantes italianos, carrega a “Nostra Itália” na alma, seja no sotaque que é Patrimônio Histórico Imaterial ou nas deliciosas pizzas. Difícil listar as melhores, pois na minha opinião todas as pizzas da Mooca são ótimas.
Entre os moradores do bairro, a Pizzaria do Ângelo é uma das mais lembradas. Visitantes de outras localidades preferem a São Pedro. Outras bastante conhecidas são a Bendita Maria e A Pizza da Mooca. Eu adoro as pizzas da Padaria Maria Luiza e as da Via Sabor.
Então que tal comemorar o dia com uma boa pizza?