Memorial do Holocausto
O Monumento à Memória dos Judeus Europeus Assassinados é um memorial construído em homenagem aos Judeus vítimas do Holocausto. Está localizado no centro de Berlim, bem próximo ao Portão de Brandemburgo.
Popularmente chamado de Memorial do Holocausto, o monumento ocupa uma área de 19 mil metros quadrados. Possui 2711 blocos de concreto em tamanhos variados, construidos sobre um campo ondulado.
A obra projetada pelo arquiteto Peter Eisenman teve início em abril de 2003 e a abertura ao público aconteceu em 12 de maio de 2005.
De acordo com o folheto explicativo que recebi no local, a ideia do arquiteto foi transmitir no Memorial do Holocausto, uma atmosfera confusa e intranquila que representa um “sistema supostamente ordenado e que perdeu o contato com a razão humana”.
Também faz parte do Memorial do Holocausto o Centro de Informação, que é um anexo subterrâneo de cerca de 800 metros, onde a perseguição e extermínio dos Judeus está documentada.
São quatro salas temáticas, onde são apresentadas histórias das famílias vítimas do Holocausto. As salas são interativas e você pode utilizar recursos de vídeo e áudio para aproveitar melhor a experiência.
O início da exposição mostra o panorama político e histórico da época. No final desta área é possível ver a foto de 6 Judeus que representam 6 milhões de vítimas.
A Sala das Dimensões é composta por cartas, diários e últimas anotações de Judeus durante a perseguição.
A Sala das Famílias apresenta a história de 15 famílias. São fotografias e documentos pessoais que mostram diferentes aspectos sociais, culturais e religiosos de cada uma delas.
Na Sala dos Nomes são projetados os nomes na parede, enquanto escutamos breves biografias de Judeus mortos ou desaparecidos.
Na Sala dos Lugares podemos ver mapas com a posição geográfica do Holocausto em toda a Europa. Através de filmes e fotografias, são mostrados locais de perseguição e extermínio dos Judeus europeus.
Antes da saída o visitante ainda pode interagir e visualizar mais informações sobre os acontecimentos da época.
Fique de olho:
- Tenha respeito ao fotografar o local. Ele homenageia pessoas que morreram em sofrimento, durante acontecimentos horríveis, que devem ser lembrados para que nunca mais voltem a acontecer.
- A entrada é gratuita, mas limitada a um número de visitantes por vez. Por isso poderão ocorrer filas de espera.
- É permitido fotografar dentro do Centro de Informação, mas não utilize flash. E lembre-se: respeito sempre.
- As explicações e cartas estão escritas em alemão e inglês. Caso você não fale nenhum destes idiomas, é possível alugar um áudio guia por 4 euros e ouvir todo o conteúdo no seu idioma.
Endereço:
Cora-Berliner-Straße 1,
Berlim – Alemanha
Site oficial: www.stiftung-denkmal.de
Horário de funcionamento do Centro de Informação:
Entre abril e setembro: De terça a domingo das 10h as 20h.
Entre outubro e março: De terça a domingo das 10h as 19h.
Fechado de 24 a 26 de dezembro e 1 de janeiro.