Mudanças na emissão do visto para os Estados Unidos
Após o novo presidente americano Donald Trump tomar posse, várias medidas vem sendo tomadas para dificultar a entrada de “não-americanos” nos Estados Unidos. A mais radical foi a que restringiu a entrada de imigrantes no país, principalmente de países de origem muçulmana. O Brasil não foi muito afetado, mas já começa sentir as primeiras consequências dos atos do novo presidente.
O consulado dos Estados Unidos no Brasil confirmou ontem, 31 de janeiro, mudanças para brasileiros que buscam emitir um visto para entrar no país. São poucas alterações e vamos torcer para que continue assim.
O que muda na emissão do visto para os Estados Unidos?
Isenção de entrevistas
A principal mudança restringiu as isenções de entrevistas para solicitar o visto para os Estados Unidos. Antes da alteração, pessoas com menos de 16 anos e maiores de 66 eram dispensadas da entrevista. Agora somente estão dispensados de comparecer no consulado, os menores de 14 anos e maiores de 79 anos. Anteriormente os maiores de 66 só precisavam ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), para fazer a coleta das impressões digitais e tirar a foto.
Renovação do visto
Outra alteração é para a renovação do visto. Os solicitantes que anteriormente tinham um visto na mesma categoria expirado há menos de 48 meses, estavam dispensados da entrevista. A renovação era praticamente automática. Agora este prazo foi reduzido para 12 meses. Então muita atenção para que a renovação do seu visto não ultrapasse os 12 meses, evitando assim ter que passar por todo o processo de novo. As isenções continuam valendo para solicitantes de vistos diplomáticos, oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.
Validade do visto
Com respeito a validade dos vistos, por enquanto continuam sendo emitidos com 10 anos. Mas casos isolados vão ser analisados, podendo ter validade com prazo menor.
Segundo o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo “o governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens legítimas de visitantes internacionais e ao mesmo tempo garantir a segurança de suas fronteiras”. Tomara que seja só isso mesmo.
Vamos acompanhando e qualquer novidade eu posto aqui para vocês. Quem souber de mais informações ou tiver dúvidas, deixe nos comentários.
Eu já não consegui em duas tentativa, agora então! #desisto
Alguns amigos também tiveram o visto negado recentemente… Muito chato isso.
Vissh, tá cada vez mais difícil a situação. Uma pena chegar a este ponto!
Muito chato mesmo… Tomara que parem por aí.
Puxa não foi legal essa mudança para alguns países e vamos torcer que não alterei nada mais por aqui
Bom saber, né. Tenho que manter meu visto atualizado pra não ter que fazer tudo de novo e acabar tendo ele negado.
Bem oportuna sua informação. Obrigado
Ótimo post com dicas valiosas!!! Adorei!!! Parabéns!!!
Dicas preciosas! Ainda mais depois da posse do Trump…
Complicou o que estava quase bom… A situação ainda tende a piorar porque vão ser cada vez mais rigorosos pra conceer/renovar vistos, infelizmente.
ihhh vou ficar mais alguns anos sem visitar os EUA!!!
Muito bom saber! Eu pretendo tirar esse ano e não estava sabendo das mudanças, obrigada!
Pois é, Alessandra, tomara que não piorem mais a situação….
ótimo saber dessa atualização, uma pena que tudo está ficando mais difícil para os viajantes. E infelizmente parece que tudo ainda vai piorar, veremos!
Agora estão dizendo que vão solicitar até as senhas das redes sociais. Querem complicar ao máximo…