Viajando de trem de Hamburgo até Berlim
Viajar de trem de Hamburgo até Berlim, é a melhor opção por ser mais barato e mais rápido. O valor da passagem em vagão de segunda classe, é de aproximadamente 100 reais por pessoa e a viagem dura 1 hora e 45 minutos.
A passagem aérea mais barata para este trecho, custa em média 200 reais por pessoa. O voo dura aproximadamente 4 horas, porque é necessário fazer uma conexão. Voos diretos são bem mais caros. Ir de avião também tem toda aquela parte chata de check-in e embarque no aeroporto, o que deixa a viagem ainda mais demorada.
De trem é muito simples, basta chegar com 30 minutos de antecedência e embarcar tranquilamente. Os bilhetes são conferidos por um funcionário durante o percurso. O embarque e o desembarque são super rápidos e você ainda pode apreciar a linda vista durante toda a viagem!
Comprando a passagem
Eu comprei as passagens ainda no Brasil, diretamente no site da Rail Europe. No site você tem a opção de comprar e imprimir o bilhete em casa ou de receber no seu endereço por FedEx, a um pequeno custo adicional. O pagamento é feito via cartão de crédito.
Eu optei por receber o bilhete em casa por FedEx. O prazo para recebimento é de 15 dias, mas recebi em 10 dias. Viajamos em 4 pessoas e eu fiz a compra dos bilhetes para todos juntos. Recebi somente um bilhete e nele estava especificado que viajariam 4 adultos. O valor para 4 adultos foi 98,90 euros mais 19 euros de taxas. Com o cambio do dia, custou cerca de 400 reais, ou seja, 100 reais por pessoa como eu havia dito no início do post. Para comprar passagens de trem pela Rail Europe acesse www.raileurope.com.br
Estação Central de Hamburgo – Hamburg HBF
A Estação Hamburg HBF ou Hauptbahnhof fica próxima a importantes pontos da cidade como a Rathaus e o Lago Alster. É possível chegar até lá de táxi, metrô ou ônibus. Como estávamos com muitas malas, achamos melhor ir de táxi. Demoramos cerca de 15 minutos do hotel até a estação e a corrida custou 8 euros.
A Hauptbahnhof é a principal Estação de Hamburgo e por ela passam quase 500 mil pessoas diariamente. Possui diversas lojas e restaurantes para conforto de seus usuários.
Os trens chegam somente no horário, então aproveite para passear pela estação e tirar fotos, antes de se dirigir a plataforma de embarque.
O embarque
Quando estiver próximo ao horário do trem, dirija-se a plataforma indicada na sua passagem. Fique atento pois o embarque é super rápido. Se tiver alguma dúvida, pergunte a algum funcionário. Sempre tem um por perto. Além do alemão, eles também falam inglês. Caso você não fale nenhum dos dois, recomendo baixar aplicativos tradutores no seu celular, antes da viagem. Ajudam muito!
O número da seu assento vem marcado na passagem. Procure o vagão correspondente e guarde suas malas no compartimento de bagagens mais próximo.
Nesta viagem havia bastante espaço para malas no nosso vagão, mas fique atento pois em outras viagens de trem pela Europa já passamos sufoco com falta de espaço no bagageiro.
Para quem leva algo de valor ou tem medo de simplesmente deixar as malas soltas no bagageiro, existe a opção de pagar para colocar uma trava. Nós não utilizamos. A viagem seria curta e não havia motivo para tanta preocupação.
O trem
Viajamos pela empresa ICE que possui trens de alta velocidade mais confortáveis e tecnologicamente avançados da Europa. Os trens possuem restaurante, banheiros e área de entretenimento para crianças.
Dentro de cada vagão você encontra uma tela com informações como a velocidade do trem, número do vagão e a próxima estação.
Restaurante do trem
Quem viaja de segunda classe tem um restaurante a disposição, para comprar refeições e bebidas.
Você vai encontrar o menu no seu assento assim que embarcar. É só escolher e se dirigir ao restaurante para comprar. No cardápio existem opções de massas, pratos vegetarianos, menu especial para crianças e até uma seleção de vinhos.
Escolhemos chili mexicano e pizza. Os pratos estavam deliciosos!!!
Você pode comer nas mesinhas do próprio restaurante ou levar a comida e comer na mesa em frente ao seu assento.
O percurso
A viagem é curta e bem tranquila. Os vagões de segunda classe são super confortáveis e através das janelas panorâmicas é possível visualizar cada detalhe do percurso.
O desembarque
O trem passa por várias cidades antes do destino final. Em cada parada ele fica por alguns minutos e depois parte novamente. Logo que embarcar você receberá um Guia da sua viagem. Neste Guia você vai ver o destino inicial e final, além de todas as paradas durante o trajeto.
Fique atento quando o seu destino estiver chegando. Vá pegando as malas e fique perto da saída. Quando o trem parar, pessoas vão descer e outras vão subir. Em uma cidade grande como Berlim, a confusão é certa. Muita atenção nesta hora, pois o trem não espera.
Estação Central de Berlim – HBF
Berlin Hauptbahnhof é a Estação Central da capital da Alemanha. É a principal estação ferroviária da cidade e uma das maiores da Europa. A Estação possui cerca de 70 mil metros quadrados e mais de 1.200 trens passam diariamente por ela.
Para maiores informações e compra de passagens, acesse o site da RailEurope.
Além do trecho entre Hamburgo e Berlim, no site também é possível comprar bilhetes para diversas cidades da Europa. Eles trabalham com várias empresas de trens e a maior vantagem é que o site é em Português. Você compra e imprime sua passagem em casa. Comprando antecipadamente você tem grandes chances de pagar menos. Os bilhetes estão disponíveis com 180 dias de antecedência.
Acesse www.raileurope.com.br
Pingback:Travessia MSC Splendida | Tirando Férias | Blog de Viagens